Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Crianças fiscalizarão infrações no trânsito

Na Semana do Trânsito, os pequenos terão a chance de "multar" as infrações dos mais velhos

É chegada da hora das crianças ocuparem a posição de autoridade dos mais velhos, na Cidade. Desta vez, serão elas quem fiscalizarão as atitudes dos adultos, pelo menos no que se refere ao trânsito. A iniciativa – já realizada em outros Estados, mas pioneira em Três Lagoas – é do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DMTT) e será lançada durante a 3ª Semana Municipal de Trânsito, que começa no dia 27 deste mês.
Segundo a diretora da Divisão de Educação do DMTT, Creuza Ramos, a partir do dia 27, as crianças do 2º ao 6º ano (idade aproximada entre 7 e 10 anos) das escolas públicas de Três Lagoas receberão um bloco de multas (não válido) e poderão autuar os adultos caso cometam alguma infração no trânsito.
“O projeto visa a conscientização de crianças e adultos em uma só ação. Em primeiro lugar, vem os alunos, que aprenderão o que é certo e errado no trânsito ao fiscalizar pais, tios, avós, irmãos, e outros. E tem também a educação dos adultos, que serão cobrados dos próprios filhos”, disse.
O “bloquinho de multas” (fictício) será extremamente parecido com o utilizado pela polícia. Nele, as crianças encontrarão as principais infrações de trânsito, como: não usar cinto de segurança, desrespeitar o sinal vermelho, falar ao celular e outros. “Assim, sempre que a criança observar uma irregularidade, ela irá assinalar, destacar a folha e entregar aos pais. Em uma multa, ela pode assinalar mais de uma infração”, destacou.
Para que a criançada fique “de olho” na conduta dos adultos no trânsito, antes de entregar os bloquinhos, o DMTT, juntamente com as instituições parceiras, realizará palestras sobre as leis de trânsito.
O ciclo de palestras também inicia no dia 27, após o lançamento oficial da Semana. A expectativa, segundo Creuza, é de que todas as crianças estejam com seus bloquinhos de autuações em mãos até o fim do mês de maio. Para atingir a meta, o Departamento de Trânsito conta com o apoio da Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar Rodoviária (PMR) na realização das palestras. “O cronograma de palestras ainda está em fase de estudo. Mas o nosso objetivo é levar as equipes de orientadores a todas as escolas do Município e em pelo menos 50% das escolas municipais apenas durante a semana ”, disse.

EVENTO

A Semana Municipal de Trânsito é realizada em Três Lagoas desde 2007, quando foi aprovado o projeto do ex-vereador Cláudio Cezar. Para este ano, o DMTT optou por uma campanha menor, entretanto de mais impacto, como acredita Creuza.
O lançamento oficial desta edição será realizado às 7h30 do dia 27, no anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e contará com a presença da prefeita Simone Tebet.
Segundo Creuza, o objetivo da semana é promover uma série de ações de educação e conscientização no trânsito. E ela completa: “É difícil apontar, com dados, que a campanha está reduzindo os números de acidentes. Até mesmo porquê, a cada dia que passa aumenta o número de veículos circulando na Cidade e, em consequencia, o número de acidentes. Mas vem surtindo efeitos sim. Nunca se falou tanto em trânsito como se fala hoje no Município”.
Neste ano, o tema principal da campanha será a utilização da faixa de pedestres. “Porém, não deixaremos de falar sobre todas as sinalizações do trânsito”, completa Creuza.
A Semana Municipal de Trânsito será encerrada no dia 30, com uma blitz educativa nas principais avenidas da Cidade.  O evento contará com a participação dos atores do grupo de teatro do diretor Paulo Sanches.
A campanha também conta com o apoio do Departamento de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros e Secretaria de Educação e Cultura.