Veículos de Comunicação

Oportunidade

Comerciantes têm expectativas negativas de vendas para Páscoa

O empresário do comércio está menos otimista em relação ao faturamento e às vendas físicas (quantidade vendida) nesta Páscoa em relação à igual data de 2008. Na análise consolidada do faturamento, há um empate entre queda e manutenção do faturamento, com 36% das opiniões para cada um dos parâmetros, sendo o maior patamar de recuo do faturamento para a Páscoa desde 2006.

Para 28% dos empresários entrevistados há uma expectativa de crescimento do faturamento, na média de 14,9% sobre a Páscoa do ano passado. A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial foi realizada entre 9 e 16 de março, com 1.015 empresários do varejo de todo o País.


Na análise por porte, os grandes estabelecimentos são os mais otimistas, com 45% dos respondentes aguardando o aumento do faturamento, e 20% queda. As pequenas empresas estão menos otimistas, com 38% de seus empresários esperando queda do faturamento na relação Páscoa 2009/2008 e apenas 25% elevação.

As médias empresas do varejo possuem uma expectativa um pouco mais uniforme: 38% acreditam em faturamento em alta, 33% em estabilidade e 29% em decréscimo.