Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Moradores ligam esgoto com as obras de canalização

Além de atrapalhar os operários, as ligações prejudicam o andamento das obras

Apressados e sem medir os transtornos que estão causando, alguns moradores da rua Irmãos Espinelli, nas imediações do cruzamento com a rua Pelópedes Gouveia, no Parque São Carlos, realizaram antecipadamente a ligação do esgoto de suas casas à rede, projeto de canalização que está sendo executado naquela região da Cidade.


Com isso, o esgoto dessas casas está causando sérios transtornos à equipe de trabalhadores da GTA – Engenharia, de Campo Grande e vem prejudicando o andamento e a qualidade dos serviços que ali estão sendo executados.


“É um absurdo o que estamos vendo aqui. Sem pensar nas consequências e no estrago que estão fazendo, alguns moradores se anteciparam e já fizeram as ligações do esgoto de suas casas, sem as obras estarem prontas”, lamentou ontem (9) o encarregado de obras, Ludinaldo Leandro.


O problema foi percebido, quando a equipe estava realizando a ligação da tubulação de esgoto a um dos Postos de Visita (PV), que são costumeiramente construídos nos cruzamentos, para inspeção e desobstrução, no caso de acontecerem entupimentos.


“Quando ligamos a tubulação ao um dos PVs, percebemos que a rede estava carregada de esgoto”, informou Ludinaldo. “Esse pessoal que fez isso não imagina os transtornos que está causando”, completou.


Segundo informou o gerente regional da Sanesul, em Três Lagoas, Júlio Seba Bobadilha, em frente a cada uma das residências, é construída uma “caixinha” de concreto, destinada à ligação do esgoto da residência à rede. “A Sanesul se responsabiliza desse ponto em diante. A ligação do esgoto a esse ponto é de responsabilidade de cada morador”, explicou Júlio.


Ele informou que as obras da rede de esgoto, que estão sendo executadas pela Sanesul, no Parque São Carlos, Guanabara e bairros adjacentes, “ainda não estão totalmente concluídas. Serão construídas ainda estações elevatórias, canalização e interligação à rede que leva o esgoto para a estação de tratamento, no bairro São João”, observou. “Antes da obra ser inaugurada e liberada para a população, existem ainda vários testes que precisam ser realizados”, completou.


O coordenador das obras que estão sendo executadas pela GTA-Engenharia, em Três Lagoas, Valdeci Luiz de Lima, que também gerencia a execução de obras de substituição da antiga tubulação da rede de fornecimento de água, no bairro Nossa Senhora Aparecida, antecipou que “temos condições de identificar os moradores que, ousadamente, se anteciparam na ligação do esgoto”, observou.

A empresa está fazendo um levantamento, de casa em casa, para solucionar este sério problema, que “pode até se transformar em uma questão de saúde pública, porque vai exalar mau cheiro e causar outras conseqüências, que poderiam ser evitadas”, completou Valdeci. “Não queremos ser apontados como culpados de escorrer esgoto a céu aberto por estas ruas”, disse.