Veículos de Comunicação

Três Lagoas

DOS deflagra operação para fazer faxina na Cidade

Um total de 80 homens farão uma verdadeira varredura em praticamente toda a cidade

Um total de 80 homens farão uma verdadeira varredura em praticamente toda a cidade, recolhendo lixo e entulhos e colocando-os em caçambas de caminhões para serem levados para local apropriado, na próxima terça-feira (14). Um trabalho de limpeza e coleta de lixo em conjunto. Esse é o foco da “Operação Cidade Limpa”, que mais uma vez será realizada em Três Lagoas, por iniciativa da administração municipal.


Durante os dias da operação, ruas da cidade passarão por uma grande faxina, que começará nos quintais de cada residência.

“No dia 13 vamos reunir as equipes que vão participar das coletas para passar informações a respeito da ação. Esse dia será somente para o repasse de informações, as equipe não sairão a campo”, afirmou Benício Donizete da Silva, agente de saúde e atual substituto do coordenador de Endemias do Município. A reunião com as equipes está marcada para as 9h, no DOS (Departamento de Obras e Serviços).


Já no dia 14, as equipes saem às ruas e começam oficialmente os trabalhos voltados para a Operação Cidade Limpa.

CONSCIENTIZAÇÃO

O início dos trabalhos de limpeza será marcado pela conscientização da população. Panfletos e folders informativos serão distribuídos de porta em porta com o objetivo de chamar a atenção da população e conscientizar os moradores da importância de se aderir à campanha.


“A colaboração da população é essencial para o êxito dessa operação. Nossas equipes trabalham na limpeza da cidade diariamente, mas a população pode nos ajudar a conservar esses trabalhos”, enfatizou Benício.
Os informativos que serão entregues à população trazem conhecimentos não só da Operação Cidade Limpa, mas também traduzem os cuidados que devem ser tomados em relação a doenças, como a dengue e a leishmaniose.


Também serão entregues à população sacos plásticos, que vão ser utilizados para reunir o material de descarte e facilitar o manejo do lixo por parte do morador e das equipes de limpeza.


Caçambas basculantes serão colocadas em pontos estratégicos dos bairros, ficando a disposição da população entre os dias 16 a 20 – essa última data marca o dia em que as caçambas serão recolhidas.

EQUIPES

Para desenvolver todo trabalho da Operação, o DOS contará com o total de 10 equipes. Cada equipe será composta por sete profissionais mais um coordenador. O grupo de trabalhadores será formado por agentes de endemias; agente PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) e equipe de Educação em Saúde.


A Operação Cidade Limpa seguirá um cronograma previamente anunciado à população para que haja grande adesão ao movimento.


“Através dos panfletos vamos informar a população sobre o horário, dia e local em que a operação será realizada. Tudo para que os moradores participem conosco dessa iniciativa.

A administração municipal está fazendo a sua parte. Caberá também a população fazer a parte dela para que a Operação tenha um resultado ainda mais positivo”, finalizou Benício.


Vinte e um bairros vão receber o mutirão de limpeza. São eles: Vila Ferroviários, Vila Haro, Vila São José, Vila Verde I e II, Recanto São Francisco, Jardim Eunice, Itamaraty, Moçambique, Aeroporto, Capilé, Samambaia, Flamboyant, Maristela, Guaporé, Rodrigues, e Esperança; e ainda Alto Alegre, Santa Terezinha, Novo Alvorada e Violeta.