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Saúde institui Comitê de Atenção às Urgências e Emergências de MS

Entre as considerações apontadas pela SES, estão a expansão da Rede SAMU 192 e a necessidade de dar retaguarda adequadamente estruturada

A secretaria estadual de Saúde (SES) instituiu o Comitê Gestor do Sistema Estadual de Atenção às Urgências e Emergências do Estado de Mato Grosso do Sul e aprova seu regimento interno. A resolução número 07 foi publicada hoje (14) no Diário Oficial.

Entre as considerações apontadas pela SES, estão a expansão da Rede SAMU 192 e a necessidade de dar retaguarda adequadamente estruturada, qualificada e pactuada ao atendimento pré-hospitalar móvel e a necessidade de aprimorar as condições para que os municípios do Estado de Mato Grosso do Sul procedam à implementação de todos os componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências.

O Comitê Gestor Estadual do Sistema de Atenção às Urgências e Emergências será composto por representante de entidades e instituições do Estado, sob a coordenação da Direção Geral de Atenção à Saúde da SES (DGAS). Os membros do Comitê Gestor serão indicados pelas entidades e integrados ao Comitê por Ato da SES.

O Comitê Gestor será constituído como uma instância participativa da SES, dedicada aos debates, elaboração de proposições e pactuações sobre as políticas de organização e a operacionalização do Sistema de Atenção Integral às Urgências e Emergências do Estado, funcionando como Órgão Consultivo da Gestão de Saúde. Conforme a publicação, o comitê também incentivará a constituição futura e coordenará Comitês Gestores dos Sistemas Regionais de Atenção às Urgências e Emergências caso sejam implantados, que deverão ter fluxo operacional compatível e de acordo com a realidade regional.

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