Veículos de Comunicação

Três Lagoas

PM intensifica ações no trânsito da Cidade

Ontem, 26 condutores foram autuados; para o Pelotão de Trânsito, o número é preocupante

O Pelotão de Trânsito do 2º Batalhão da Polícia Militar pretende intensificar as fiscalizações para coibir as irregularidades no trânsito da Cidade. Conforme o capitão Edílson de Oliveira Ramos, comandante do Pelotão, desde a semana passada, os policiais militares vem realizando uma série de blitzes pela cidade.


A operação mais recente aconteceu na manhã de ontem (14), na avenida Rosário Congro, próximo ao cruzamento com a avenida Filinto Muller, Centro. Cerca de 140 condutores foram abordados na operação, que resultou na autuação de 26 deles.

Entre as autuações estão: não ser habilitado (1), não usar cinto de segurança (7), licenciamento vencido (7), características alteradas (1), falta de equipamento obrigatório (1), não portar documento (4), capacetes sem viseira (2) e conduzir falando ao celular (2).


Para o comandante, o número de irregularidades no trânsito é alto, e preocupa. “Esta foi uma blitz simples, sem a interdição da [avenida] Filinto Muller, com poucos policiais e, mesmo assim, o número de autuações foi alto. Em muitos casos, o motorista via os policiais e ainda assim não desligava o celular.

Outros ainda não gostaram de ter de buscar o documento de porte obrigatório e mesmo assim ser multado. É muito abuso”, frisa Edílson, que justifica: “quando o condutor não traz com ele os documentos necessários, ele atrasa toda uma operação, já que o policial é obrigado a ficar esperando”.


Além dos veículos de passeio e motociclistas, a blitz também se estendeu aos mototaxistas e taxistas. O oficial explica que, desta vez, não houve registro de irregularidades na primeira categoria, no entanto, um taxista foi flagrado sem a licença obrigatória para o exercício da profissão. O taxista irregular estava sem passageiros no momento da abordagem.


Ao todo, sete veículos, duas habilitações e nove documentos foram recolhidos e entregues na 6ª Agência Regional de Trânsito. A operação se estendeu das 8h30 às 11h30 e contou com a participação de cinco policiais militares.


Esta foi a segunda blitz realizada em menos de uma semana. Na quinta-feira passada (9), uma blitz noturna resultou na apreensão de nada menos que 18 veículos. Das 20h30 à zero hora de sexta-feira, 77 condutores foram autuados.

REPRESSIVO

Edílson explica que as ações visam realizar um trabalho repressivo na semana que antecede a Semana Municipal do Trânsito. E o comandante alerta: “Essas blitzes serão realizadas diariamente na Cidade. As ações acontecerão nos três períodos: matutino, vespertino e, principalmente, noturno, em que o número de irregularidades encontradas costuma ser maior.


Nas operações noturnas, a Polícia Militar deverá priorizar as fiscalizações de condutores não habilitados e embriaguez ao volante. Também há a intenção de estender as operações aos bairros, onde, de acordo com Edílson, o índice de condutores não habilitados e outros crimes de trânsito aumentam.