Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Inscrições para o Projovem serão abertas na próxima semana

O programa faz parte de uma parceria entre o Município e o Ministério do Trabalho

Jovens que buscam qualificação profissional poderão se inscrever no Programa Projovem a partir da próxima semana. As inscrições para o programa, criado para possibilitar a capacitação de mil jovens do Município, serão abertas na próxima quinta-feira (23), na Secretaria de Assistência Social (Circular da Lagoa).
Segundo a secretária Maria Lúcia Firmino, os jovens terão acesso a cursos profissionalizantes dentro de sete áreas (Turismo e Hospitalidade, Administração, Alimentação, Metal e Mecânica, Servidos Domiciliares, Telematica e Comunicação e Marketing).
No entanto, para assegurar a possibilidade de escolha, a secretária pede que os interessados procurem a Assistência Social o mais rápido possível. “As inscrições serão estendidas enquanto houver vagas disponíveis. Porém, aquele que chegar antes poderá escolher em qual curso quer ser qualificado”, destacou.
Ela também explica que em cada curso também conta com algumas subdivisões. No de Turismo, serão abertos cursos de camareira, garçom, recepcionista, barman; no de Administração (arquivador, operador de caixa, office boy, auxiliar administrativo e outros); Metal e Mecânica (solda, pintura, funilaria); serviços domiciliares (jardinagem e secretária do lar); Telemática (call center e informática); Comunicação (oratória e técnicas de vendas), entre outros. Todos os cursos terão duração de seis meses e as aulas serão realizadas no período noturno.
Maria Lúcia destaca a importância do Projovem para a adequação desses jovens às novas exigências do mercado de trabalho de Três Lagoas. Além disso, o curso também será uma chance real de conseguir um emprego. Além da qualificação profissional, a Assistência Social será responsável pela inserção de 300 jovens no mercado de trabalho.
 “Esta é uma grande oportunidade de se qualificar. O mercado vem se tornando cada vez mais exigente. Precisa-se de mão de obra qualificada e, em contrapartida, estes jovens precisam de experiência, de referência”, reforçou.
Os interessados devem ter de 18 a 29 anos e ter renda de até um salário mínimo. Outra exigência é a de que o candidato não esteja freqüentando outro curso profissionalizante ou ensino superior. “Enquanto estiverem estudando, os alunos [cuja frequência seja acima de 75%] receberão um auxílio de R$ 100,00 mensais, totalizando R$ 600, ao todo. Este beneficio tem como objetivo incentivar o jovem a concluir a capacitação”, completou Maria Lúcia.

PROJOVEM

O programa faz parte de uma parceria entre o Município e o Ministério do Trabalho. A assinatura do convênio foi realizada em dezembro do ano passado, entre Governo do Estado e Prefeitura, já que o recurso só é repassado diretamente aos Municípios com mais de 200 mil habitantes.
Os interessados devem procurar a sede da Secretaria da Assistência Social, na Lagoa Maior; o Centro de Referencia Assistencial (Cras) São João ou no antigo Centro da Juventude, na Vila Piloto.
As aulas do Projovem estão previstas para iniciar na primeira quinzena de maio e serão realizadas no Centro de Referencia de Assistência Social e Educação (Crase), prestes a ser inaugurado na avenida Clodoaldo Garcia.