Veículos de Comunicação

Opinião

Dengue e solução

Se nossos ministros da Saúde e respectivos Secretários de Saúde Estadual e Municipal, na maioria médicos, voltassem às matérias básicas da faculdade e, principalmente, à Biologia, se lembrariam sobre o ciclo de vida dos mosquitos.

Estes insetos tem, como característica, hábito de alimentação exclusivamente de seiva vegetal, ou seja, folhas, gramíneas, etc, abrindo –se excessão apenas para o mosquito fêmea que, quando fecundada, necessita de sangue para viabilizar seus ovos.

Todo o restante da população de mosquitos e, mesmo o mosquito fêmea quando não está fecundada, alimentam-se de seiva vegetal. E onde está essa seiva? Nas matas, principalmente e, na área urbana, encontra-se em nossas praças, pomares, jardins e quintais.

Extremamente válido o combate às larvas nas águas paradas, mas só isso não basta, e é apenas isso que vemos insistentemente pela mídia nacional.

Faz-se necessário uma pulverização rigorosa, tanto com bombas costais como com pulverização aérea.

A minha sugestão é que se organize todos os anos em nossos municípios, um contingente de homens treinados, um pequeno batalhão, que entre compulsòriamente em todas as residências, terrenos baldios e praças para realizar a pulverização.

Esta conduta, paralela aos cuidados com as larvas em água parada, certamente trará um bom resultado para a nossa população no combate a essa virose tão perigosa.

Fernando Almeida é médico pneumologista