Veículos de Comunicação

Oportunidade

Projeto da mudança de fuso horário do MS encontra-se na CAE

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) disse nesta semana que acredita em parecer favorável da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal no projeto de lei que pede o alinhamento do fuso horário de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso ao fuso oficial do Brasil. “Nós próximos dias, o presidente da CAE, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB/RN), deve pautar o projeto para ser analisado e acredito em aprovação por unanimidade”, declarou.
Ele explicou que, após receber parecer favorável da CAE, o projeto de lei será encaminhado para a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado para só então seguir direto para a votação em plenário pela Câmara Federal. “Agora, o nosso projeto já tem as condições necessárias para ser aprovado em plenário e essa probabilidade é muito grande”, analisou.
Delcídio do Amaral destacou que o Congresso Nacional tem todas as prerrogativas para analisar e aprovar o projeto de lei sem a necessidade de uma consulta popular como defende algumas lideranças políticas do Estado. “Tenho plena convicção que o projeto vai avançar, pois a existência de três fusos horários no País dificulta a integração econômica nacional e causa prejuízo à atividade na Região Centro-Oeste. Atualmente, há uma dificuldade de viabilização de negócios sujeitos a horários específicos nas demais regiões, com ênfase no Sudeste, como as operações do mercado financeiro e das bolsas de mercadorias e valores”, ressaltou.
Além do projeto de lei de autoria dos senadores Delcídio do Amaral e Jayme Campos (DEM/MT), o alinhamento do fuso horário de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso com o fuso oficial do Brasil também conta no Congresso Nacional com o projeto de lei de autoria do deputado federal Wellington Antônio Fagundes (PR/MT), que inclusive já teve aprovação da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal.