Veículos de Comunicação

Polícia

Força Nacional ajuda a destruir 2.500 pés de maconha no Pará

Coordenada pelo Ibama, a operação tem o apoio da Força Nacional de Segurança Pública

Agentes da Operação Caapora destruíram, nesta terça-feira (14), 2.500 pés de maconha em seis plantações dentro da reserva indígena Alto Rio Guamá, no nordeste do Pará. Além disso, foram apreendidos 15 kg de maconha processada e 5 kg de sementes da erva.

Coordenada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a operação tem o apoio da Força Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça.

A equipe destruiu dois acampamentos clandestinos que funcionavam na reserva e apreendeu três armas artesanais encontradas na área. Os responsáveis pelas plantações conseguiram fugir antes da chegada dos agentes e estão sendo procurados pela polícia local.

A Operação Caapora foi iniciada no dia 6 de abril para combater o desmatamento em terras indígenas, coibindo o comércio ilegal de madeira e outros crimes ambientais. Durante a investigação, a equipe descobriu a ação de criminosos que desmatam parte da floresta amazônica para o plantio de maconha.

Fazem parte da operação, além do Ibama e da Força Nacional, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Fundação Nacional do Índio (Funai). Os trabalhos continuam por tempo indeterminado.