Veículos de Comunicação

Oportunidade

Delcídio e Sandro Mabel reforçam movimento para reabertura de unidade do Independência

Esta articulação é resultado de um encontro que aconteceu na terça-feira (14/04) com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, em São Paulo

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, obteve na tarde desta quarta-feira (15/04), em Brasília (DF), os apoios do senador Delcídio do Amaral (PT/MS) e do deputado federal Sandro Mabel (PR/GO) na articulação para a reativação da unidade do Frigorífico Independência em Nova Andradina (MS).

Esta articulação é resultado de um encontro que aconteceu na terça-feira (14/04) com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, em São Paulo, reunindo a secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, o presidente da Famasul, Ademar Júnior, o vice-presidente do Grupo Independência, Miguel Russo Neto, o presidente do Sicadems (Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul), Ivo Scarcelli, além do presidente da Fiems, Sérgio Longen, advogados e executivos.

O objetivo é desenvolver um trabalho junto ao Governo Federal para a liberação de crédito de R$ 240 milhões que o Independência teria com a União, segundo informação da diretoria da empresa, referente ao ressarcimento da Lei Kandir para honrar dívida com os pecuaristas do Estado, que chegam a R$ 46 milhões. Enquanto Longen busca apoios da bancada do Estado, o Presidente da FIESP, Paulo Skaf, trata diretamente com a equipe econômica do Governo para tentar a liberação.

Sérgio Longen também está empenhado em lançar uma discussão em torno do modelo de negócios da cadeia da carne. “É ultrapassado. Penaliza o pecuarista e o frigorífico. Precisamos desonerar o setor e promover uma revisão de tributos e créditos”, advertiu, propondo, ainda, o lançamento de ações que sejam capazes de incentivar o consumo nacional de carnes.

Recontratação

Para o senador Delcídio do Amaral, a liberação desse crédito da Lei Kandir para o grupo é importante para a reativação da unidade do frigorífico no Estado. “Sou favorável a esse recebimento, pois isso implicaria na recontratação dos funcionários demitidos e também na comercialização de animais pelos pecuaristas sul-mato-grossenses”, destaca.

O deputado federal Sandro Mabel também disse que apóia a proposta e que passará a trabalhar pela viabilização do ressarcimento desse crédito para o Independência. “Acredito que este recurso deve ser dirigido aos pecuaristas para proporcionar o retorno das atividades de, pelo menos, uma unidade no Estado”, disse.

A proposta da diretoria do frigorífico é voltar a operar com pagamentos à vista, mesmo procedimento que adotou com a unidade de Janaúba, em Minas Gerais, desde o início desta semana.

Sérgio Longen destaca que o compromisso do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, de discutir o ressarcimento da Lei Kandir pessoalmente com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, é estratégica e reforça a iniciativa da Fiems, Famasul e Governo do Estado.