Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Feriado nacional lembra morte Tiradentes

Líder da Inconfidência Mineira, ele lutou com vários integrantes da aristocracia de Minas Gerais

Há 216 anos, no dia 21 de abril de 1792, o mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, era enforcado em praça pública. Líder da Inconfidência Mineira, ele lutou com vários integrantes da aristocracia de Minas Gerais com o principal objetivo de conquistar a Independência do Brasil.
Tiradentes foi o único a assumir toda a responsabilidade pelo movimento, inocentando seus companheiros. Presos, todos os inconfidentes aguardaram durante três anos pela finalização do processo. Alguns foram condenados à morte, entretanto, por causa de uma carta de clemência de D. Maria 1ª, todas as sentenças foram alteradas para o exílio. Apenas Tiradentes permaneceu com a pena capital.
O líder da Inconfidência Mineira foi então executado e esquartejado. Sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, os demais restos mortais foram distribuídos ao longo do Caminho Novo: Cebolas, Varginha do Lourenço, Barbacena e Queluz, antiga Carijós, lugares onde seus discursos revolucionários foram feitos. Por causa de sua grande atuação e por ser uma figura ilustre da história do país, a data de sua morte figura no calendário oficial de feriados nacionais.