Veículos de Comunicação

Variedades

Sai lista do Prêmio Funarte de Teatro; MS tem contemplados

Ao todo 1.215 projetos de teatro de todo o país foram avaliados pela comissão julgadora

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) divulga os projetos contemplados pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008. Ao todo 1.215 projetos de teatro de todo o país foram avaliados pela comissão julgadora.

Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz – Criado para incentivar a produção e a montagem de peças das mais variadas modalidades e gêneros (teatro para crianças, para adultos, teatro de bonecos, teatro de rua, etc.) e para apoiar grupos e companhias teatrais envolvidas em projetos de pesquisa teórica, de experimentação de linguagem, de arte-educação, entre outras atividades.
Realizado pela primeira vez em 2006 o Prêmio, que tem patrocínio da Petrobras, se consolidou como uma das principais ações de estímulo à produção teatral do país. O nome do programa é uma homenagem à atriz Myriam Muniz (1931-2004), que fez parte da geração inovadora do Teatro de Arena. Reconhecida por interpretações marcantes no teatro e no cinema, Myriam dedicou os últimos anos de sua carreira à formação de novos talentos.

Atraso

As inscrições para o premio se encerraram no final de outubro de 2008, a expectativa era para que o resultado saísse em dezembro de 2008, mas em decorrência de imprevistos, como a mudança da presidência da instituição, que na época era do ator Celso Frateschi e agora presidida pelo também ator Sergio Mamberti, o resultado do premio saiu no ultimo dia 20 de abril. Durante esse tempo a instituição recebeu duras criticas pela classe teatral de todo o pais pela falta de informação e demora em sair o resultado que teve um atraso de quatro meses.

Premiados em Mato Grosso do Sul

Os premiados em MS foram Casa de Ensaio com projeto de manutenção, Anderson Lima com a Montagem do Espetáculo “Novos Ares” e Vitor Hugo Samudio com a montagem do Espetáculo “Incontornáveis”, esses dois últimos são considerados hoje revelações da nova geração de diretores e atores de MS, conseguindo nos últimos anos dar novas estéticas Contemporâneas através de produções locais.

Vitor Hugo Samudio é diretor Teatral e ator, nos últimos anos criou produções como a direção do espetáculo teatral “Nostalgias Femininas”, em 2008 passou a temporada em São Paulo onde participou da montagem do espetáculo “Os Possessos” como ator e assistente de direção, que contou com a direção geral de Antonio Abujamra, e sua recente montagem o espetáculo “PAREDES REVISITADAS” que alcançou grande sucesso por parte do publico e que agora inicia sua circulação por outras cidades e estados. Samudio tem seu trabalho pautado na pesquisa e na estética Contemporânea. “Incontornáveis vem para mostrar um teatro com deboche, jovialidade e a densidade este ultimo item presente em todos os meus trabalhos” afirma o diretor.

Anderson Lima é coordenador do FESTCAMP, festival independente que tem recebido grandes elogios pela dimensão alcançada, alem de ser ator e diretor, responsável pelo grupo Flor e Espinho, tem seu trabalho teatral voltado para o teatro físico, tambem pesquisador do clown.