Veículos de Comunicação

Oportunidade

Governo promove evento para discutir Política Nacional da Igualdade Racial

A solenidade de abertura da etapa estadual vai ser no dia 29 de abril, às 17 horas, na casa de eventos Pallacius

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul realiza nos dias 29 e 30 deste mês, na Capital, a II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (II Conepir). Um dos objetivos do encontro é discutir ações que venham contribuir para a consolidação das políticas estadual e nacional de Promoção da Igualdade Racial.  Está prevista a presença  do secretário adjunto da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República, Elói Ferreira de Araújo, na abertura da conferência.    

A solenidade de abertura da etapa estadual vai ser no dia 29 de abril, às 17 horas, na casa de eventos Pallacius (Rua 14 de julho, 1.256) no centro de Campo Grande. A Conferência está sendo organizada por representantes do Poder Público e das entidades civis. Pelo governo, participam representantes da Secretarias de Estado de Governo (Segov) – através da Coordenadoria Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial (Cppir/MS). E também representantes das Secretarias de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Pela sociedade civil, o evento conta com a participação de representantes do Instituto da Mulher Negra do Pantanal (Imnegra-MS); da Associação Trabalho, Estudo e Cultura Afro-Descendente em Movimento “José Mauro Messias da Silva” (Teçam); do Coletivo de Mulheres Negras de Mato Grosso do Sul “Raimunda Luzia de Brito” e do Fórum Permanente de Entidades do Movimento Negro de Mato Grosso do Sul.

A conferência traz como tema principal “Os avanços, os desafios e as perspectivas da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial” e tem por objetivos discutir e formular propostas para revisão e atualização do Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial, bem como discutir os aspectos e as ações locais e propor a instituição de uma Política Estadual de Promoção da Igualdade Racial.  "É um momento de visibilidade, com participação de todos, uma conferência para discutir a política da igualdade racial em nível nacional. Vai ser muito bom! É muito importante para nós", disse a coordenadora estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul (Cppir/MS), Raimunda Luzia de Brito.

 Ela também lembra que a criação da coordenadoria, através do Governo do Estado, é um avanço. "As ações de governo, como a realização dos jogos estaduais da comunidade negra (previsto para acontecer em setembro deste ano, na Capital), a construção de 150 casas para as comunidades rurais quilombolas e também a discussão em torno da lei 10.639/2003 e 11.645/2008- sobre a educação cultural e racial no País, pela Secretaria Estadual de Educação – são um desafio!". 

 Durante a realização da Conferência Estadual também haverá a escolha dos delegados que irão representar o Estado na II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (II Conapir), que vai acontecer entre os dias 25 e 28 de junho, em Brasília (DF).