Veículos de Comunicação

Oportunidade

Multiplicadores do Projeto de Educação Alimentar no Estado recebem capacitação

O resultado do projeto será apresentado por meio de relatório técnico, que deverá ser enviado à Secretaria Nacional de Segurança Alimentar do MDS

Gestores municipais, técnicos e agentes sociais que atuam na área de segurança alimentar e nutricional no Estado estão sendo capacitados pela Superintendência de Benefícios Sociais da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). A capacitação para multiplicadores faz parte do Projeto Educação Alimentar e Nutricional, desenvolvido pelo governo de Mato Grosso do Sul em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à fome (MDS).

          Para a secretária Tania Mara Garib, a iniciativa reforça a preocupação do executivo estadual em desenvolver ações integradas na área de Assistência Social, voltadas à qualidade de vida da população sul-mato-grossense.

          O Programa de Educação Alimentar e Nutricional desenvolve ações que incentivam a prática de uma alimentação adequada e saudável, de modo a estimular a autonomia do indivíduo e a mobilização social. Também espera auxiliar na prevenção de doenças relacionadas ao consumo alimentar inadequado como a desnutrição, a obesidade e a anemia, entre outros.

          As aulas ocorrem nos municípios de Campo Grande, Dourados, Coxim, Miranda, Jardim, Fátima do Sul, Ponta Porã, Ivinhema, Bataguassu, Corumbá, Amambai, Mundo Novo, Três Lagoas, Paranaíba e São Gabriel do Oeste, incluindo participantes de cidades vizinhas.  Em todo o estado integram o projeto 320 pessoas ligadas à associação de moradores, comunidades e Organizações Não Governamentais (ONGs), além de gestores e técnicos.

         Nos dias 15, 16 e 17 deste mês o curso aconteceu em Fátima do Sul, atendendo 20 participantes de Juti, Caarapó, Jateí, Vicentina, Deodápolis e Glória de Dourados. No início deste mês, dias 1, 2 e 3, a capacitação aconteceu em Ivinhema e contou com 20 participantes de Angélica, Novo Horizonte do Sul, Nova Andradina e Taquarussu além de moradores locais.

             Orientação

         O conteúdo aborda as políticas nacionais de Assistência Social (PNAS), Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), de Aleitamento Materno e Saúde da Criança entre outras, além de discorrer sobre o Direito Humano à Alimentação Adequada, Produção e Disponibilidade do Alimento; Dimensões e Exigibilidade; Soberania Alimentar e Acordos Internacionais:reflexos na produção local e o impacto na SAN.

          Também são tratados assuntos relacionados à higiene e manipulação de alimentos, alimentação saudável e adequada a adolescentes, gestantes e mulheres em fase de amamentação, adultos e idosos; transtornos alimentares, portadores de necessidades alimentares especiais, aleitamento materno e modo de vida saudável. O curso tem carga horária de 24 horas.

            O resultado do projeto será apresentado por meio de relatório técnico, que deverá ser enviado à Secretaria Nacional de Segurança Alimentar do MDS, e com a elaboração de uma cartilha instrutiva para ser distribuída aos agentes multiplicadores para divulgação nos municípios.

           Em maio, nos dias 6, 7 e 8, o curso será ministrado em Ponta Porã para participantes do próprio município e também de Laguna Caarapã, Aral Moreira e Antônio João.