Veículos de Comunicação

Oportunidade

FCMS abre as comemorações do Ano da França no Brasil em MS

O evento inicia às 19h30, na Aliança Francesa de Campo Grande, que fica na rua Antônio Maria Coelho, 1719, centro.

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) em parceria com a Aliança Francesa de Campo Grande, realiza hoje (23) a abertura das comemorações do Ano da França no Brasil, que acontecem até 20 de novembro. O evento inicia às 19h30, na Aliança Francesa de Campo Grande, que fica na rua Antônio Maria Coelho, 1719, centro.

 

Segundo o presidente da FCMS, Américo Calheiros, essa aproximação de culturas é salutar para ambos os países. “A exemplo do Ano Brasil na França, esperamos com esta programação, a intensificação da troca de informações culturais e uma aproximação maior com a França, que tem culturalmente influências em nosso país”, afirmou.

 

Grande parte da programação do Ano da França no Brasil, em Mato Grosso do Sul, vai acontecer no Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da FCMS. De 11 A 16 de maio, das 14h às 16h vai ser realizada a "MOSTRA DE CINEMA FRANCÊS – GRANDES MESTRES DO CINEMA FRANCÊS", sob a curadoria do Crítico de cinema do Rio de Janeiro, Rodrigo de Oliveira, e Cinemateca da Embaixada da França (RJ).

 

No dia 21 de maio, às 19h, Luciano Magalhães e a professora Maria da Glória de Sá Rosa ministram a palestra “Conversando com Proust”.

 

De 16 a 18 de junho, em parceria com a Aliança Francesa de Campo Grande, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a FCMS promove, a partir das 19h, o Seminário sobre Literatura Francesa I , intitulado Tríade Maldita: Baudelaire, Rimbaud, Mallarmé.

 

No dia 9 de julho, o coordenador do MIS, Rafael Maldonado, ministra a  palestra “A Pintura Romântica Francesa”, às 19h.

 

De 20 a 24 de julho, das 14h às 16h, acontece a “MOSTRA DE CINEMA FRANCÊS – JOVENS AUTORES”, sob a curadoria do Crítico de cinema do Rio de Janeiro, Rodrigo de Oliveira, e Cinemateca da Embaixada da França (RJ).

 

De 15 a 17 de agosto, às 19h, acontece o Seminário sobre Literatura Francesa II – O Realismo Francês e o Romance Moderno: Balzac, Standhal, Flaubert.

 

De 14 a 19 de setembro, das 14h às 16h, acontece a “MOSTRA DE CINEMA FRANCÊS – FRANÇA CONTEMPORÂNEA”.

 

No dia 8 de outubro, às 19h, o maestro Manoel Rasslan, ministra a palestra “Impressionismo e Expressionismo na Música Erudita Francesa”.

 

No dia 28 de outubro, às 19h, acontece a palestra “A Gastronomia Francesa”, com Dedê Cesco.

 

Para finalizar a programação, no dia 20 de novembro, às 19h, a professora Maria Adélia Menegazzo ministra a palestra “A Forma Moderna no Romance de Flaubert”.