Veículos de Comunicação

Oportunidade

Sesi entrega hoje à noite o Prêmio Construindo a Nação para as escolas do Estado

Destacaram-se instituições de ensino de Campo Grande, Três Lagoas, Amambai, Corumbá e Sonora

O Sesi realiza hoje à noite, a partir das 19 horas, no auditório do Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, a cerimônia de entrega do Prêmio Construindo a Nação para as escolas de Mato Grosso do Sul que desenvolveram no ano passado os melhores projetos relacionados ao tema cidadania. De acordo com a comissão avaliadora dos projetos, que contou com representantes da UCDB, Uniderp, Unaes, Secretaria Estadual de Educação e das escolas do Sesi, destacaram-se instituições de ensino de Campo Grande, Três Lagoas, Amambai, Corumbá e Sonora.

Segundo Sueli Tavares da Silva, coordenadora de Educação do Sesi, o Prêmio de Honra ao Mérito ficou para a Escola Municipal Fauze Scaff Gatass Filho, de Campo Grande, com o projeto “Amigos da Cidadania da Cultura e do Meio Ambiente”. Na categoria Ensino Fundamental, o 1º lugar ficou para a Escola Municipal Dr. Cássio Leite de Barros, de Corumbá, com o projeto “Motivação Através da Prática da Compostagem”, enquanto o 2º lugar ficou para a Escola Estadual São Francisco, da Capital, com o projeto “Alcoolismo na Adolescência”, que também receberá o Prêmio de Destaque Social pelo projeto, e o 3º lugar foi para o CELQ (Centro Educacional Luiz Quarelli), de Amambai, com o projeto “CELQ Solidário”.

Na categoria Ensino Médio, o 1º lugar ficou para a Escola do Sesi Edmundo Macedo Soares e Silva, de Campo Grande, com o projeto “Voluntariando a Arte”, o 2º lugar foi para a Escola do Sesi Neurília de Souza Medeiros, de Três Lagoas, com o projeto “Reciclar e Empreender” e o 3º lugar saiu para a Escola Dom Aquino Corrêa, de Três Lagoas, com o projeto “A Busca da Identidade no Jovem – Retrato do Idoso”. E, na categoria EJA, o 1º lugar ficou para a Escola Estadual Henrique Ciryllo Correa, da Capital, com o projeto “Segurança no Trabalho – A informação que Pode Salvar uma Vida”, enquanto o 2º lugar ficou para a Escola Municipal Francisco Batista Giobbi, de Sonora, com o projeto “Vencendo o Desafio do Caixa Eletrônico” e o 3º lugar foi para a Escola Municipal Izabel Correa de Oliveira, de Corumbá, com o projeto “Comunidade Educativa na Escola uma Parceria Necessária”.

 

O Prêmio

 

Fruto de parceria entre Sesi, CNI e Instituto Cidadania Brasil, o Prêmio tem como objetivo estimular a participação de alunos dos ensinos Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) em projetos de cidadania em suas comunidades, reconhecendo e disseminando boas práticas na área de responsabilidade social. Ele é realizado há sete anos no Estado de São Paulo, mas desde 2006, graças a uma parceria com a CNI, o Sesi Nacional operacionaliza a realização nos diversos Estados com o objetivo de estimular a participação de alunos em projetos de cidadania em suas comunidades.

 

Em Mato Grosso do Sul, o Prêmio Construindo a Nação foi realizado pela primeira vez em 2007. “Para nós, a participação de escolas de todo o Estado neste prêmio é muito importante, porque ele é voltado para o exercício da cidadania, que vai ao encontro com a missão do Sesi, que é promover cidadania com qualidade de vida e responsabilidade social”, afirmou Sueli Tavares.

 

A coordenadora de Educação do Sesi completa que o Prêmio Construindo a Nação estimula colégios públicos e privados a tratarem temas de cidadania através de projetos que envolvam diretamente os alunos. Além disso, os projetos inscritos no Prêmio podem abordar tanto a situação interna do colégio, como as situações relacionadas com a comunidade local ou com a sociedade brasileira, num sentido mais amplo.

 

Serviço – O Centro de Convenções e Exposições Albano Franco fica na Avenida Mato Grosso, 5.017, Bairro Carandá Bosque, em Campo Grande.