Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Prato "Pintado à Costa Leste" representa Três Lagoas no Salão Internacional de Turismo

O Salão Internacional de Turismo acontece no dia 27 e deverá reunir representantes das 13 regiões

Pelo segundo ano consecutivo, Três Lagoas será representada no Salão Internacional de Turismo por um prato típico. No ano passado, foi o prato “Tilapia com Provolone”, do restaurante Lagoa d’Prata, ganhador do prêmio. Já neste ano, será a vez do restaurante do Hotel OT competir com o prato “Pintado à Costa Leste”.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Márcia Moura, o prato foi escolhido por uma comissão do evento. “Trata-se do peixe pintado grelhado, com piqui, azeite de dendê e outro temperos. Resumindo, é muito bom”, disse.
Além do Pintado à Costa Leste, o músico “Jabá” também foi escolhido para representar o Município, com uma letra regional. A confirmação da participação do Município tanto com a comida típica quanto com a música foi confirmada pela secretária durante entrevista concedida à Rádio Cultura FM, na manhã de ontem (24).
“No evento, nós competiremos com outras regiões do Estado. Apenas para que todos entendam, hoje, o turismo de Mato Grosso do Sul é dividido em 13 micros-regiões e, como já é sabido por todos, nós fazemos parte da Costa Leste”, explicou. O município de Aparecida do Taboado também marcará presença no evento com um doce típico.
O Salão Internacional de Turismo acontece no dia 27 e deverá reunir representantes das 13 regiões. Depois dele, os vencedores participam do evento realizado em São Paulo, previsto para o mês de junho.

FÓRUM

Na quinta-feira (23), a secretária também participou de uma reunião do Fórum de Turismo, realizada em Campo Grande. O evento, segundo ela, teve como objetivo mostrar as facilidades previstas para empresários dispostos a investir em turismo no estado. Tais benefícios foram apresentados por representantes de uma comissão do Banco do Brasil e da professora Maria Parente, representante do Ministério do Turismo.
“O encontro, entre outros assuntos, tratou bastante desta questão dos incentivos. Foi deixado claro que há verba, o que o Estado precisa é de projetos bem elaborados para conquistá-las. Hoje, por exemplo, em alguns casos do Turismo Rural o incentivo pode chegar a até 100% para micro e pequenas empresas”, disse.
A intenção da secretária agora é trazer os mesmos palestrantes a Três Lagoas. O primeiro passo para a promoção da reunião para se debater turismo já foi dado no Fórum. Agora, Márcia aguarda a realização do Salão Internacional para firmar datas. “O nosso objetivo é organizar o turismo da Cidade. Mas para isto, não estamos falando apenas de beleza, estamos falando de infraestrutura, asfalto é uma série de outros fatores. Entre eles, está a formação e conscientização dos nossos empresários”.
Conforme a secretária, a “organização” do turismo local teve início pela área central. Neste momento, um levantamento é feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico para, baseado nele, poder planejar o setor. Entre os potenciais da Cidade, Márcia destaca o Turismo de Negócio e a abundancia de águas.