Veículos de Comunicação

Oportunidade

Sesi lança campanha de segurança e saúde do trabalho

Em Mato Grosso do Sul, o Sesi já desenvolve diversas ações que visam a prevenção de acidentes e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador

No Dia Internacional de Combate ao Acidente de Trabalho, o Sesi lançou nesta terça-feira (28/04), por meio de videoconferência, a Campanha Segurança e Saúde do Trabalho (SST), que prevê o atendimento de cinco mil indústrias e um milhão de trabalhadores em todo o País. Durante a transmissão, que em Campo Grande foi no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, a equipe de saúde do Sesi, além de empresários, receberam orientações sobre a campanha nacional e foram informados que as ações poderão ser acompanhadas pelos empresários e trabalhadores por meio do site www.sesi.org.br/campanhasst.

Em Mato Grosso do Sul, o Sesi já desenvolve diversas ações que visam a prevenção de acidentes e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador. No País, os números registrados alertam para uma preocupação cada vez maior em prevenir os acidentes, já que em 2007 foram registrados 653 mil casos, sendo que 2.804 pessoas morreram em decorrência de acidentes de trabalho.

Na avaliação do técnico em segurança do trabalho dos Correios na Capital, Luiz Alfredo Mayer, a transmissão da videoconferência e a abertura para que representantes de empresas participassem foi uma ótima iniciativa do Sesi. “Devemos incentivar as empresas a buscar formas de reduzir custos e quando investimos em prevenção e informação estamos fazendo isso. É preciso também valorizar a vida humana, e nesse sentido a Fiems e o Sesi são grandes parceiros. Por isso estou sempre presente nos eventos realizados aqui”, disse.

Para o gerente do Núcleo de Saúde Ocupacional do Sesi, Munzer Dib Safatli, a campanha é importante para reforçar as ações já realizadas e visa conscientizar os trabalhadores e industriais, não apenas quanto ao uso de equipamentos de segurança. “É uma campanha ampla, que tem a finalidade de informar a todos sobre as conseqüências pessoais e legais que envolvem um acidente de trabalho. É uma Campanha de duração extensa e que está bem aportada pela ferramenta tecnológica, proporcionando a qualquer trabalhador ou empresário o acesso”, declarou. 

No âmbito do trabalho de conscientização, o médico do trabalho pela Fundacentro, Fernando Hormain, alertou para a importância do trabalho proposto pelo Sesi. “Entre 80 e 90% dos acidentes de trabalho ocorrem por conta de comportamento inseguro”, disse, acrescentando que é preciso difundir a informação, orientar o trabalhador e o empresário também.

O gerente-executivo de Segurança e Saúde do Trabalho do Sesi Nacional, Fernando Coelho, ressaltou, na videoconferência, que o objetivo da campanha é oferecer as indústrias brasileiras instrumentos para que realizem ações educativas e preventivas em relação a acidentes de trabalho no seu próprio ambiente. “O Sesi tem tradição em trabalhar com SST, estamos expandindo as ações levando conhecimento sobre as questões e como resolvê-las nas indústrias de uma forma mais abrangente”, disse.