Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Governador acompanha Jobim na troca de comando do Exército

Para o governador, a perspectiva diante do novo comando é de manter o mesmo bom relacionamento

Em cerimônia militar com as presenças do governador André Puccinelli e do ministro da Defesa, Nelson Jobim, o general Rui Alves Catão passou ontem (28) o Comando Militar do Oeste ao general Renato Joaquim Ferrarezi.
Na despedida, o general Catão se emocionou por três vezes e destacou o relacionamento estabelecido com o governo do Estado como uma das importantes ações de sua gestão. “Lembro aqui os importantes laços afetivos que criamos, primeiro com o governador André Puccinelli”, citou, enumerando em seguida importantes parcerias com os poderes civis e com as demais instituições militares de Mato Grosso do Sul.
Para o governador, a perspectiva diante do novo comando é de manter o mesmo bom relacionamento consolidado na gestão do general Rui Catão. 
O ex-comandante esteve à frente do CMO por um ano e dois meses. Na referência elogiosa que recebeu do comandante do Exército, uma das menções destacou o relacionamento entre o Comando, o governo estadual e a Infraero nas discussões sobre a definição da área para implantação do 3º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx).
O Governo e Infraero participaram dessas discussões em função do projeto de ampliação do Aeroporto Internacional de Campo Grande, que também demanda ocupação de mais espaço na mesma região.
De acordo com informações do Comando Militar do Oeste, a primeira edificação do 3º BAvEx foi entregue no dia 22 de abril, com o recebimento provisório do bloco de Alojamentos do Destacamento de Aviação do Exército. A instalação possui cerca de 500 m² de área construída e capacidade para alojar cerca de 90 militares. É o primeiro de três blocos de alojamentos previstos para o efetivo do BAvEx.

JURISDIÇÃO

O Comando Militar do Oeste abrange sob sua jurisdição uma área superior a um milhão de quilômetros quadrados, mantendo fronteiras com o Paraguai e Bolívia e englobando o Pantanal.
O CMO é constituído pela 9ª Região Militar, Grande Comando Administrativo situado em Campo Grande, e por três Grandes Unidades: 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Dourados/MS), 13ª Brigada de Infantaria Motorizada (Cuiabá/MT) e 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (Corumbá/MS).
Após a troca de comando, militares e convidados assistiram ao desfile da tropa, com representações das organizações subordinadas diretamente ao CMO. Paraquedistas encerram a cerimônia, com saltos e demonstrações de civismo nas cores dos equipamentos e na condução da Bandeira Nacional.