Veículos de Comunicação

4

Óleo combustível foi reajustado em 14,49% em abril

O primeiro deles ocorreu no dia 9 de abril e o último no dia 24

A Petrobras informou hoje que repassou este mês dois reajustes de 7% cada sobre o preço do óleo combustível. O primeiro deles ocorreu no dia 9 de abril e o último no dia 24. No acumulado, o combustível subiu 14,49% no mês de abril. Ontem, o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, havia negado que ocorreria um novo reajuste, sem citar os aumentos já praticados neste mês. Segundo a assessoria de imprensa da estatal o preço do óleo combustível estava no início de abril 2,8% abaixo do preço de dezembro passado.

Os dois aumentos foram criticados por representantes da indústria. Eles consideram que o ajuste é uma estratégia da Petrobras de promover a migração dos usuários deste combustível para o consumo de gás natural, que teve queda na demanda este ano, tanto por conta da crise financeira quanto pelo não acionamento das usinas térmicas. Especialistas já apontam sobra do gás natural por conta da redução da demando combinada com o aumento da oferta previsto.

Representantes do setor também alegam que o preço do barril de petróleo não teve recentemente uma alta que justificasse este reajuste sobre o óleo combustível.