Veículos de Comunicação

Oportunidade

MJ investe na capacitação e lança oito novos temas para cursos online

Com a inovação a rede passa a dispor de 46 cursos gratuitos, divididos em 40 e 60h/a a disposição dos alunos

O 16º ciclo de estudos da Rede de Ensino à Distância (EAD) do Ministério da Justiça (MJ), inicia o período de inscrições em maio, de 8 a 12, com oito novos temas. Com a inovação a rede passa a dispor de 46 cursos gratuitos, divididos em 40 e 60h/a a disposição dos alunos, profissionais de segurança pública de todo Brasil.

Os novos cursos são: Integração das Normas Internacionais de Direitos Humanos na Área de Segurança Pública; Filosofia dos Direitos Humanos Aplicada à Atuação Policial; Tópicos em Psicologia Relacionados à Segurança Pública; Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial; Democracia Participativa; Emergencista Pré Hospitalar II; Conflitos Agrários e Termo Circunstanciado.

Segundo os dados do MJ durante os quatro ciclos de estudos realizados em 2008, foram formados em todo o país 390 mil servidores da área da segurança pública. Já em 2009, o primeiro ciclo do ano bateu recorde de inscrições, atingindo 150 matriculados.

A rede EAD é uma escola virtual de âmbito nacional, implantada desde 2005 pelo MJ, voltada exclusivamente a capacitação dos profissionais da segurança pública. O Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) está constantemente investindo na implementação da rede, como a ampliação do número de participantes por ciclo, para o 16º são aguardados 180 mil alunos. Como na inclusão de novos temas e também a partir da ampliação da rede de Telecentros.

De acordo com o soldado da Polícia Militar, Milton Cesar Machado, da secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), “o objetivo da Senasp é manter a grade curricular dos cursos sempre atualizada. Os temas são escolhidos a partir da realidade dos profissionais, com objetivo de auxiliar em seu dia-a-dia, melhorando a qualidade e eficiência dos serviços prestados na área da segurança pública”.

Inscrições

As inscrições para o 16º ciclo de estudos deverão ser feitas a partir de 8 de maio da seguinte forma, primeiramente é necessário que os interessados acessem o site do MJ e se cadastrem, de forma a tornarem-se "usuários" através de um login e senha. De posse desses dados, o "usuário" terá acesso ao preenchimento da ficha de inscrição, fazendo a opção pelo tema de sua preferência.

Logo após, as inscrições serão avaliadas, de forma a serem homologadas ou não, pelos Gestores do EAD, ou seja, só será aluno aquele "usuário" que receber, através de e-mail, a conformação de sua matrícula. Mais informações no site, www.mj.gov.br/ead.