Veículos de Comunicação

Oportunidade

Jucems registra 2.533 empresas abertas neste ano

Empresas constituídas de janeiro a abril já é maior que o registrado no mesmo período do ano passado

O número de empresas constituídas de janeiro a abril deste ano, em Mato Grosso do Sul, já é maior que o registrado no mesmo período do ano passado. No total, foram abertas 2.533 empresas este ano, contra 2.461 em 2008. Os dados são da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems). “Se continuar desta forma, atingiremos ou até ultrapassaremos as 7.528 abertas durante todo o ano passado”, prevê o diretor-presidente da Jucems, Wagner Bertolli. 

No mês de abril, foram abertas 591 novas empresas no Estado, contra 640 no mesmo período de 2008. Para o diretor-presidente, a queda foi conseqüência dos feriados prolongados ocorridos no mês passado e da declaração de imposto de renda de pessoa física, que terminou no dia 30. “Tivemos apenas 18 dias úteis. Além disso, os escritórios de contabilidade dão mais atenção à declaração de imposto. Acreditamos que haverá um reflexo positivo em maio em conseqüência disso”, avalia Bertolli.

 

De acordo com o diretor-presidente, a média de empresas abertas por dia em abril deste ano foi de 32,8. “Se tivéssemos mais dois dias úteis, ultrapassaríamos o total registrado em abril do ano passado. Mas, mesmo assim, os números ficaram dentro do planejamento da Jucems”, explica.

 

Também em abril, o número de filiais constituídas em Mato Grosso do Sul, que chegou a 93, foi maior que os meses de janeiro e fevereiro, mas caiu em relação a março deste ano, que atingiu 108 filiais constituídas. “A abertura de filiais significa que o empresário está ampliando seu negócio, gerando mais empregos e renda para a população local, principalmente, nos municípios do interior”, finaliza Wagner.