Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Trêslagoenses participam de Conferência Estadual Racial

Estado será representado por 23 delegados na edição nacional do evento

O governo do Estado realizou nos dias 29 e 30 de abril a II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, em Campo Grande, onde cerca de 200 pessoas participaram das discussões propostas pelo evento. Três Lagoas foi representada por nove delegados; outros 31 municípios do Estado contaram com a participação de 148 delegados eleitos durante as etapas municipais da Conferência, realizadas nos primeiros meses de 2009.

O tema central do encontro discutiu os avanços, desafios e perspectivas da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Com a presença da representante da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Sandra Rodrigues Cabral, a Conferência foi promovida pela Coordenadoria Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial (Cppir/MS) da Secretaria de Estado de Governo e da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas).

Na abertura oficial do evento, a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tânia Mara Garib, lembrou que Mato Grosso do Sul possui comunidades de várias nacionalidades, como de imigrantes árabes, ciganos, judeus e colombianos, e que devem ser lembradas no momento em que se discutem políticas para a igualdade entre as raças, assim como o índio e o negro. Tania ressaltou a disposição do governo estadual em abrir espaço para estas discussões.

A Conferência Estadual teve por objetivo ampliar o diálogo e a cooperação entre órgãos e entidades governamentais e não governamentais de promoção da igualdade racial.

Discussões

A programação do evento incluiu a avaliação sobre a realidade sul-mato-grossense do ponto de vista da sociedade e da estrutura do Estado, considerando os mecanismos de reprodução da discriminação, do racismo e das desigualdades raciais. Também foi abordado e discutido o tema “Impactos da Política de Igualdade Racial implementada pelos entes federativos a partir dos eixos temáticos Educação, Saúde, Trabalho, Segurança e Terra”.

No segundo dia do evento, os delegados municipais ainda discutiram a “Proposição e acompanhamento das diretrizes para a Política Estadual de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, considerando a perspectiva de gênero, cultura e religião” e a “Participação e Controle Social – compartilhando o poder de decisão”.

Representantes

Durante o encontro, foram escolhidos 23 delegados que irão representar o Estado na II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (II Conapir), entre os dias 25 e 28 de junho, em Brasília.

Três Lagoas irá enviar três delegados, escolhidos durante a Conferência Estadual, como parte da delegação do Estado. Os delegados representam o poder Executivo e Legislativo municipais:

– Izabela de Lourdes Silva Dantas (Secretaria Municipal de Educação e Cultura)
– Valdir Augusto Gonçalves (Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho)
– Idevaldo Claudino (Câmara de Vereadores).