Veículos de Comunicação

Oportunidade

Apesar de crise, venda de carros blindados aumenta em SP, diz "NYT"

Reportagem comenta mercado de blindados no Brasil, impulsionado por corte nos impostos e medo da violência

A venda de carros blindados continua crescendo no Brasil, apesar da recessão, segundo artigo publicado nesta segunda-feira (4) pelo jornal americano New York Times.


A reportagem afirma que o crescimento econômico dos últimos anos, aliado ao corte nos impostos sobre venda de veículos e ao medo da violência, fazem de São Paulo a cidade com maior fabricação e venda de veículos blindados para uso civil no mundo.


O jornal diz que ao contrário do que ocorreu com vários bens de consumo como eletrodomésticos, a venda de carros aumentou.


De acordo com a reportagem, o preço da blindagem – que caiu para menos da metade, em uma década -, a estabilidade econômica e o financiamento de carros, tornaram os carros blindados acessíveis à classe média alta.


Se há dez anos as marcas mais procuradas para blindagem eram a Mercedes, Jeep e BMW, agora carros da Toyota, Chevrolet e Volkswagen estão entre as cinco maiores, diz o NYT.


Segundo a Associação Brasileira de Blindagem, mais de 7 mil carros foram blindados no Brasil no ano passado, em comparação com 1.782 há dez anos.


De acordo com a Abrablin, os números continuam a crescer em 2009, apesar de um primeiro trimestre com maus resultados econômicos.


O NYT afirma que, apesar de os índices de assassinatos e roubo de veículos terem caído em São Paulo, os paulistanos apontam a falta de segurança como principal razão para comprar um carro blindado.