Veículos de Comunicação

4

Crise e feriados reduzem consultas ao crediário no varejo em abril, diz pesquisa

Inadimplência aumentou em abril na comparação anual

O número de consultas ao crediário – indicador usado para medir o movimento no varejo – caiu tanto nas vendas a prazo como à vista em abril, segundo dados da Associação Comercial de São Paulo.


De acordo com números divulgados nesta segunda-feira, consultas ao SCPC (vendas a prazo) caíram 19,1% e ao SCPC/Cheque (vendas à vista) tiveram recuo de 10% na comparação com abril de 2008. Em relação a março, as quedas foram de, respectivamente, – 15,9% e – 8,8%.

 

Segundo a ACSP, as quedas resultaram do impacto da crise financeira internacional e dos feriados que se acumularam em abril sobre as vendas.

 

A inadimplência em carnês cresceu no mês: 1,8% sobre abril do ano passado.  As falências requeridas também tiveram alta: 61,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

 
Para Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a expectativa é de melhora nos números de maio, reflexo da redução do IPI na linha branca e materiais de construção, e pela queda da taxa Selic. “É fundamental que os empresários do comércio continuem fazendo promoções com ofertas que revertam esse quadro”, disse Burti.