Veículos de Comunicação

Oportunidade

Senai realiza processo seletivo no próximo domingo

Os candidatos farão as provas às 8h30 do próximo domingo dia 10 de maio

O Senai encerrou as inscrições com 1.862 candidatos para disputar uma das 1.080 vagas dos 26 cursos de educação profissional técnica de nível médio do Senai distribuídos em nove cidades: Campo Grande, Corumbá, Deodápolis, Dourados, Nova Andradina, Naviraí, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Três Lagoas. Os candidatos farão as provas às 8h30 do próximo domingo dia 10 de maio. As aulas terão início no dia 1° de junho.

Para este processo seletivo a relação candidato-vaga foi de 1,724, sendo que a cidade que mais concentrou inscrições por vaga foi Corumbá com 3,41 candidatos. Os cursos mais concorridos foram: em primeiro lugar com 4,75 candidatos por vaga está o curso noturno de Automação Industrial do Senai de Três Lagoas e em segundo lugar com 3,971 candidatos por vaga no curso vespertino de Segurança no Trabalho da unidade de Corumbá e em terceiro lugar, a opção mais procurada pelos candidatos foi o curso noturno de Automação Industrial em Campo Grande.

Os candidatos devem chegar com meia hora de antecedência, munidos de comprovante de inscrição, documento de identificação original com foto e caneta azul ou preta. O gabarito e as listas dos candidatos aprovados serão divulgados no dia 19 de maio, nas unidades do Senai do Estado e ainda na Internet, no endereço www.fiems.org.br .

Conforme Jesner Escandolhero, gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai, o candidato classificado deverá efetuar sua matrícula na unidade do curso para o qual se candidatou. “Os candidatos aprovados na primeira chamada devem procurar as unidades do Senai de 20 a 22 de maio, enquanto os convocados na segunda chamada têm de procurar a entidade de 26 a 28 de maio”, informou, completando que, havendo vagas remanescentes, serão comunicados os candidatos suplentes, respeitando-se a ordem classificatória.

Bolsas

Para os candidatos que alcançarem bom desempenho nas provas do Processo Seletivo Unificado, o Senai vai garantir ainda bolsas de estudo, sendo que os industriários também poderão ser beneficiados com descontos que podem chegar a 100%. De acordo com Jesner Escandolhero, a concessão das bolsas está divida em três modalidades distintas: mérito, condição sócio-econômica e para os funcionários das indústrias.

Na categoria meritória, tem direito a bolsa de estudo os três primeiros colocados classificados em cada uma das turmas dos 26 cursos oferecidos, sendo que o percentual concedido varia de parcial a integral, dependendo da classificação do aluno aprovado. Para o primeiro lugar, o desconto é de 100%, obtendo assim bolsa integral, enquanto para o segundo o desconto é de 50% e para o terceiro colocado chega a 15%.

Já na modalidade sócio-econômica, a concessão está limitada a duas bolsas por turma, desde que o candidato solicite e comprove sua condição vulnerável através da apresentação de documentos. “Para comprovar a vulnerabilidade sócio-econômica, serão analisados a renda bruta familiar, as condições de moradia, se existem casos de doenças graves na família e ainda se a família arca com outras despesas de educação, se existem pessoas portadoras de necessidades especiais e até o número de pessoas que dependem da mesma renda”, discriminou Jesner Escandolhero.

A terceira modalidade de concessão de bolsas contempla os trabalhadores da indústria que deverão comprovar por meio de documentos o vínculo empregatício. Os percentuais concedidos poderão chegar a 30% de acordo com a classificação das empresas que foram divididas em cinco categorias. “Para esta modalidade não há limites de vagas para a concessão de bolsas. Dessa forma nós estamos criando um diferencial para as empresas industriais contribuintes do Sistema Fiems”, lembrou gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai.


Serviço – Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
psu@ms.senai.br ou nas unidades do Senai em Campo Grande (67 3321-0421), Corumbá (67 3231-3158), Dourados (67 3425-8383), Naviraí (67 3461-2141), Nova Andradina (67 3441-4912), Rio Verde (67 3292-1747), Deodápolis (67 3448-2334), Sonora (67 3254-3613) e Três Lagoas (67 3521-3630)