Veículos de Comunicação

Oportunidade

Trem do Pantanal: Trajeto por onde presidente Lula vai passar é dos mais belos de MS

Trafegando mais de 50 quilômetros, ele passa pelo trecho mais belo da viagem, em termos de paisagem

Assim que o Trem do Pantanal sair de  Campo Grande, na estação do Indubrasil, a natureza começa a reservar  belíssimas surpresas para os turistas envolvendo a fauna e flora de Mato Grosso do Sul. Ao passar pelo primeiro município, Terenos, localizado a 30 quilômetros da Capital, os passageiros vão ter contato com imagens das serras e morros da região.

Trafegando mais de 50 quilômetros, ele passa pelo trecho mais belo da viagem, em termos de paisagem, passando por belos riachos, como Cachoeirão e morros, que formam canyons, ao longo dos distritos de Palmeiras, Piraputanga e Camisão, trecho por onde o presidente Luis Inácio Lula da Silva vai passar. Trata-se de uma das mais belas paisagens de Mato Grosso do Sul.

A estrada de ferro segue margeando o Rio Aquidauana. Nesses locais existem pousadas, que oferecem pacotes de ecoturismo (passeios a cavalo, rappel, arvorismo, bóia-cross, entre outros).

Após passar por Aquidauana, o turista começa a fazer contagem regressiva para entrada no Pantanal. A confirmação é feita olhando em direção às arvores, onde começam a ter contato com a dezenas de pássaros da região.

Ainda em Aquidauana, o turista pode ter contato com comunidades indígenas, da tribo Terena. O trem passa pela Estação de Taunay, onde residem centenas deles.  A viagem termina no município de Miranda, onde passa o rio de mesmo nome, considerado um dos mais piscosos de Mato Grosso do Sul. Por terra, percorrendo cerca de 75 quilômetros por rodovia pavimentada, o turista chega ao município de Bodoquena, porta de entrada da Serra de Bodoquena.

Conforme estudo elaborado por José Sabino, biólogo, doutor em Ecologia pela Unicamp e consultor da ONU/PNUD para área de biodiversidade, a  Serra da Bodoquena, situada na borda sudeste do Pantanal Mato-grossense, estado de Mato Grosso do Sul, é um dos mais interressantes ecossistemas do Pantanal.

Formada pelas cidades de Bonito, Jardim e Bodoquena, em 2000, foi criado o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, com 76 mil hectares. O Brasil tem a maior riqueza de peixes de água doce do mundo, estimada entre 4000 e 5000 espécies. Grande parte desses peixes vive em ambientes de águas escuras ou barrentas. As águas cristalinas da Bodoquena formam cenários ideais para contato com parte desse imenso patrimônio natural.  A pureza do solo explica a limpidez das águas, como na gruta do Lago Azul, em Bonito, município que está situado a 70 quilômetros de Bodoquena, seguindo por uma rodovia estadual que será pavimentada a partir do segundo semestre.