Veículos de Comunicação

Oportunidade

Produtores de Ribas do Rio Pardo investem no plantio de urucum

O cultivo do urucum vem sendo praticado há seis anos

Um grupo de produtores do município de Ribas do Rio Pardo está iniciando as atividades no plantio de urucum, como alternativa de diversificação da propriedade. O grupo, formado por 25 produtores, conta com assistência técnica da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) do município, que organizou uma excursão ao assentamento Jaburu em Nova Alvorada do Sul para que os agricultores pudessem obter mais informações sobre a cultura e observar na prática, os aspectos de condução da cultura, as variedades e a questão da comercialização. No município de Nova Alvorada do Sul, o cultivo do urucum vem sendo praticado há seis anos e a propriedade visitada apresenta uma área de 60 hectares destinada à atividade.


        Para o produtor Ademir dos Santos Domingues, a assistência técnica da Agraer está sendo muito importante e a visita realizada ao município de Nova Alvorada o auxiliou no esclarecimento de muitas dúvidas. ”As informações que obtive durante essa excursão possibilitarão que eu melhore minha lavoura e passe a plantar inclusive a variedade de melhor valor comercial”, diz o produtor, que já possui uma área de um hectare em sua propriedade destinada ao cultivo do urucum.


         Nesta quarta-feira (6), a equipe da Agraer local reuniu-se com os produtores para passar orientações técnicas quanto à organização do grupo, produção de mudas e plantio, que deverá ter início no mês de outubro.


        O urucum é usado na indústria de alimentos para dar coloração a produtos como manteiga, margarina, maionese, molhos, mostarda, salsichas, sopas, sucos, sorvetes, produtos de panificação, macarrão e queijo, sendo bastante empregado também na indústria da impressão e na tintura.