Veículos de Comunicação

Oportunidade

Mais de oito mil títuilos de eleitores foram cancelados em MS

Os faltosos tiveram um prazo que expirou no último dia 16 de abril para justificar a ausência nas últimas eleições

Mais de oito mil eleitores do Estado tiveram seus títulos cancelados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por não votarem e não justificarem a ausência nas urnas durante o três últimos pleitos eleitorais, lembrando que cada turno é considerado uma eleição diferente. O número total de títulos cancelados é de 8.705, o que corresponde a 0,54% de todo o eleitorado de Mato Grosso do Sul, que de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), é de 1.618.383 eleitores.

Os faltosos tiveram um prazo que expirou no último dia 16 de abril para justificar a ausência nas últimas eleições. Os títulos cancelados são daqueles que não se dirigiram até um cartório eleitoral durante este período.

Sem o título de eleitor, o indivíduo em falta com a justiça eleitoral fica impedido de concorrer a qualquer função pública por meio de concursos da união, Estado ou município. Também fica impedido de tomar posse de cargos públicos e receber remunerações de função ou emprego público ou mesmo de fundações governamentais e empresas mantidas ou subvencionadas pelo poder público.

Além disso, o eleitor com o título cancelado não pode obter empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo. Nesta situação, o eleitor fica impedido ainda de obter passaporte, carteira de identidade ou renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Fica proibido ainda de praticar de qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Para requerer um novo título e acertar as contas com a Justiça Eleitoral, o eleitor deve se dirigir até a central de atendimento do TRE com um comprovante de residência e os documentos pessoais. O eleitor também deve retirar a guia de multa, no valor de R$ 3,50 por cada eleição perdida. Depois de paga a multa, o leitor pode retirar um novo título que sai na mesma hora. O TRE fica na Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 23 – Parque dos Poderes, em Campo Grande.