Veículos de Comunicação

Oportunidade

Governo federal quer fomentar a ovinocultura em MS

O grupo pretende conhecer a realidade desta cadeia uma vez que, a mesma apresenta forte potencial econômico, porém com alguns gargalos a serem superados

A cadeia produtiva da ovinocultura no Estado pode ser contemplada com investimentos federais na área de ciência e tecnologia. Para conhecer a realidade do setor, técnicos do Ministério da Agricultura (MAPA) e da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/MS), acompanhados de profissionais da Secretaria de Produção (Seprotur), realizam a partir de hoje (12) uma série de visitas a projetos relacionados a esta atividade. A programação acontece em Campo Grande, Terenos e Ponta Porã, e se encerra na quinta-feira (14).

Segundo o coordenador de agronegócios em Pecuária da Seprotur, Rubens Flávio de Mello Corrêa, o grupo pretende conhecer a realidade desta cadeia uma vez que, a mesma apresenta forte potencial econômico, porém com alguns gargalos a serem superados. “Talvez o momento da atividade acontecer seja agora, principalmente se houver um entendimento comum para a implantação de projetos de pesquisa nesta cadeia”, sinaliza Corrêa ao explicar que o governo federal está redirecionando as estratégias públicas federais para o fortalecimento das cadeias produtivas.

Conforme a programação, a primeira visita ocorre a partir das 8 horas dessa terça-feira (12) na Fazenda Experimental da Embrapa Gado de Corte, onde está implantado o Arranjo Produtivo Local de Ovinocultura – APL Região Central. À tarde o grupo embarca para Ponta Porã onde visita na quarta-feira (13), das 8 às 17 horas, a Fazenda Experimental da Embrapa Gado de Corte, local onde está implantado o APL de Ovinocultura – Região de Fronteira.

Já na quinta-feira (14), em Campo Grande, os técnicos visitam a partir das 8 horas o frigorífico Strut Alimentos – abate de cordeiros. Ainda na Capital a agenda continua no período da tarde, a partir das 14 horas, com visita ao Centro Tecnológico de Ovinos – Fazenda Escola Três Barras (Uniderp/Anhanguera). No mesmo local os técnicos terão acesso a informações gerais sobre a Câmara Setorial, bem como a situação atual da cadeia produtiva da ovinocultura no Estado.