Veículos de Comunicação

Oportunidade

Seminário sobre Juventude, Direitos Humanos e Diversidade Sexual acontece amanhã

O evento acontece nesta sexta-feira (15), das 7h30 às 12 horas, no Pontão de Cultura Guaicuru, na Capital

O Conselho Municipal de Juventude, em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Juventude, da Secretaria de Estado de Governo (Segov) e o Centro de Referência em Direitos Humanos e Prevenção e Combate a Homofobia (Centrho), promovem o I Seminário “Juventude Direitos Humanos, e Diversidade Sexual”. O evento acontece nesta sexta-feira (15), das 7h30 às 12 horas, no Pontão de Cultura Guaicuru, na Capital.

         O seminário tem como meta a mobilização e organização de movimentos que envolvam a juventude, visando realizar estudos e debates relativos à juventude em parceria com Centrho, órgão ligado a Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Setas). Segundo a vice-presidente do Conselho Municipal de Juventude, Karoline Mendez, o evento tem como objetivo promover a valorização da livre orientação afetivo-sexual e de identidade de gênero, bem como criar intercâmbio entre entidades ligadas á temática e produzir referências de atuação para os profissionais da respectiva área.

        “Queremos reunir a sociedade civil, como um todo, e alguns trabalhadores e profissionais que atuam na questão de temáticas sobre a juventude e direitos humanos para um debate de valorização dos jovens e do espaço que eles ocupam. Inclusive sobre suas demandas e suas necessidades”, explica Karoline, que diz que o seminário é decorrente das realizações das conferências ocorridas no Estado sobre a Juventude e sobre a Diversidade Sexual.

        Os organizadores do seminário esperam reunir cerca de 150 pessoas, dentre profissionais da área e jovens, da Capital e do interior do Estado. “Contamos com a participação de todos, como militantes da causa e também os que não são. E ainda, representantes das instituições responsáveis pelos projetos dos Pró-Jovens e Instituto Mirim. Enfim, todos os órgãos governamentais e não-governamentais”, informa Mendez.

        Na opinião da vice-presidente do Conselho Municipal de Juventude, a realização (no final de março de 2008) da I Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, foi um grande avanço. “Nós avançamos em algumas ações, como o Plano Estadual de Saúde do Adolescente e da Juventude, que já está sendo elaborado pelo Governo do Estado. Também junta a Secretaria de Educação estamos providenciando a formação de grêmios estudantis”.

       Durante a Conferência Estadual, a juventude sul-mato-grossense elaborou relatórios com propostas, solicitando aos governos maior participação dos organismos de juventude na implantação do Plano Nacional de Defesa da Convivência Familiar e Comunitária, bem como valorizar e incentivar o diálogo na família como estratégia no combate a violência contra etnias, gêneros e diversidades sexual. E também ampliar oportunidades e proporcionar condições para que os jovens ingressem no mercado de trabalho, dentre outras ações de interesse juvenil.

       Karoline diz que dos 78 municípios do Estado, em apenas sete cidades (Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Aquidauana, Paranhos, Rio Verde e Coxim) existem coordenadorias de juventude.