Veículos de Comunicação

Oportunidade

Conselho do Negro avalia Conferência da Igualdade Racial como um ato positivo

Participam da II Conapir, em Brasília, 23 delegados sul-mato-grossenses, eleitos na Conferência Estadual

Representantes do Governo do Estado e de entidades não-governamentais que integram o Conselho Estadual dos Direitos do Negro, órgão ligado à Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social, reuniram-se ontem (14), na Casa da Cidadania, na Capital, para discutir diversas ações referentes à Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Na pauta constavam os temas: avaliação da II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (realizada nos dias 29 e 30 de abril, em Campo Grande); II Conferência Nacional da Igualdade Racial (Conapir) – que vai ocorrer no período de 25 a 28 de junho de 2009, em Brasília (DF) – e também o Seminário da Diversidade Racial, previsto para acontecer no dia 18 de junho, na Capital.

“A realização da Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial foi um ato positivo, e tivemos ótimos palestrantes. Durante o evento discutimos assuntos sobre a história da África. Além de temáticas relacionadas à questão de titulação de terras das comunidades negras quilombolas (Programa Brasil Quilombola). E também temas na área de Segurança Pública, Educação, Saúde, Cultura, dentre outros assuntos relacionados a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial”, disse o secretário executivo do Conselho Estadual dos Direitos do Negro de Mato Grosso do Sul (Cedine), Nilton Gomes Ferreira.

Participam da II Conapir, em Brasília, 23 delegados sul-mato-grossenses, eleitos na Conferência Estadual. O evento tem como objetivo mobilizar órgãos governamentais para o desenvolvimento de ações coordenadas, visando consolidar a implementação do Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Planapir) e constituição de um Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Os organizadores esperam reunir, no Distrito Federal, publico estimado de duas mil pessoas, aproximadamente, entre delegados e convidados.

Seminário

Quanto ao Seminário da Diversidade Racial, Nilton Ferreira informa que ainda está sendo viabilizado o local para a realização do evento. “Vai ser um encontro importante onde pretendemos reunir mais de 300 pessoas, entre representantes do governo e da sociedade civil. Uma das temáticas que iremos discutir será sobre a implantação da Lei 10.639/2003 – que inclui história e cultura africanas e dos afrodescendentes na grade curricular dos ensinos fundamental e médio das escolas em todo o Brasil”, disse Nilton.

Participaram da reunião, na Casa da Cidadania, os conselheiros representantes das secretarias estaduais de Trabalho e Assistência Social, Educação, Saúde e Segurança. E ainda das entidades não-governamentais: Instituto Casa da Cultura Afro-Brasileira de Mato Grosso do Sul (Iccab); Instituto da Mulher Negra da Região do Pantanal (Inegra); Comunidade de Furnas do Dionísio, do município de Corguinho; Congresso Nacional de Paranaíba; Coletivo de Mulheres Negras (Cmnegras/MS); Coordenadoria Estadual de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Cppir).