Veículos de Comunicação

Polícia

Bombeiros veem irregularides em 80% dos hotéis de MS

Nos demais locais fiscalizados o percentual de inadequações chegou a 50%

A Diretoria de Serviços Técnicos do Corpo de Bombeiros Militar realizou, entre os dias 06 de abril e 08 de maio, ações de fiscalização em estabelecimentos hoteleiros em todo o Estado, com o objetivo de prevenir ocorrências nas edificações.


Trata-se da Operação Hospedagem, na qual foram fiscalizados cerca de 260 hotéis, motéis, pousadas e similares, onde aproximadamente 70% apresentavam irregularidades. Nos hotéis o percentual de irregularidades foi de 80%, sendo as principais: extintores inoperantes, falta de sinalização da saída de emergência, e certificados de vistoria do Corpo de Bombeiros vencidos.

 

Nos demais locais fiscalizados o percentual de inadequações chegou a 50%. O que se verificou, porém, é a rápida adequação dos proprietários às exigências do Corpo de Bombeiros, resultado de um trabalho de conscientização que é feito pelos próprios militares que fiscalizam. Os proprietários dos estabelecimentos manifestaram interesse em realizar as alterações notificadas num prazo máximo de 30 dias.

 

De acordo com o major Romero, membro da Diretoria de Serviços Técnicos do Corpo de Bombeiros, a ação faz parte da mentalidade preventiva da corporação e provoca uma redução no número de acidentes, desabamentos e incêndios em edificações que funcionam 24 horas.

 

Ele ressalta que a corporação participa hoje do movimento “MS Contra a Violência” e que esta semana está sendo realizada a vistoria em bares, restaurantes, lojas de conveniências e afins, a qual vem a contribuir com o evento. São verificados extintores, alvarás, detectores de fumaça, hidrantes, entre outros equipamentos de segurança exigidos pela legislação vigente: “Certamente, com essas ações, estamos diminuindo as probabilidades de incidências de incêndios e outros acidentes, de forma a diminuir a violência”, concluiu.