Veículos de Comunicação

Oportunidade

Iagro registra venda de 86% das doses contra febre aftosa

Na Zona de Alta Vigilância a aplicação das doses é feita pelos técnicos da Iagro

Iniciada há 20 dias na região do Pantanal e no Planalto sul-mato-grossense, a vacinação contra a febre aftosa continua até o dia 31 de maio, quando será concluída a primeira etapa em todo o Estado. Na Zona de Alta Vigilância, a aplicação das doses foi encerrada no dia 15.

Até ontem (20), a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) registrou a venda de 86% das doses contra a doença pelos estabelecimentos credenciados. Ao todo, serão vendidas 10,7 milhões de doses, sendo que até o momento, foram compradas 9,2 milhões de unidades.

“Isso representa o compromisso do produtor rural em manter o nível da sanidade animal do Estado. No Planalto e no Pantanal, é o produtor quem aplica as doses e, pelo números da comercialização, percebe-se que há a preocupação em garantir a qualidade do rebanho e conservar o status de área livre”, comenta Roberto Rachid Bacha, diretor-presidente da Iagro.

Na Zona de Alta Vigilância, formada pelos 12 municípios que fazem fronteira com Paraguai e Bolívia, a aplicação das doses é feita pelos técnicos da Iagro. Segundo Bacha, foram imunizados 800 mil animais, de 1º de abril a 15 de maio. Após a vacinação, há o prazo de 15 dias para registrar o rebanho imunizado.

Nos casos em que o produtor deixa de informar a vacinação, ou ainda que os dados estejam inconsistentes, há aplicação de multa. Para informações sobre como registrar, procure os escritórios regionais da Iagro ou acesse www.iagro.ms.gov.br