Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três Lagoas deve receber plantio de 50 árvores por mês

O projeto é bancado através de recursos adquiridos com a realização do Moto Show

Na tarde de ontem (22), foram plantadas cinco mudas de árvores em frente ao Centro de Referência Pedagógica, localizado na avenida Capitão Olinto Mancini. A ação faz parte do Projeto Planeta Sustentável – Faça sua cidade florir, implementado pelo Rotary Clube do município.
Segundo o presidente da comissão do projeto, Djair José Martinez, a meta é plantar cerca de 50 mudas por mês em diversos pontos da cidade. “Estamos preocupados com a revitalização do visual paisagístico, tornando a área mais verde, com um visual mais agradável e consequentemente um clima mais ameno”, explicou.
O projeto é bancado através de recursos adquiridos com a realização do Moto Show, e terá sua continuidade através de parcerias com a comunidade e eventos a serem realizados pelo clube.
De acordo com ele, a entidade assume ainda o compromisso não só no plantio, como também na limpeza dos canteiros, jardinagem, e conscientização ambiental por meio de palestras educativas voltadas à escolas, faculdades, órgãos públicos e empresas privadas.

COMPROMISSO

O próximo local a ser contemplado com as mudas será a Vila Vicentina. A população também pode solicitar o plantio, desde que se comprometa com cuidados como rega, poda e adubação. Para isso, basta procurar o Rotary Clube, localizado na rua Elviro Mário Mancini, 940, no Centro.
“Vivemos numa cidade onde o verde está perdendo espaço em meio ao cinza do concreto. Precisamos de sobra. O plantio dessas mudas garante um clima mais agradável”, disse Martinez.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Cristóvão Lages Canela, o plantio deveria servir de exemplo às demais entidades. “Gostaríamos que essa atitude inspirasse outras entidades, pois sabemos que muitos têm condições de ajudar. Tudo que precisarem em termos de logística a prefeitura pode disponibilizar”, comentou Canela.
Segundo o promotor de justiça, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, um novo ajustamento entre o Ministério Público e Secretaria Municipal de Saúde está sendo feito, é o pagamento de multa no caso de corte legal ou ilegal de árvores.   “Vamos exigir uma compensação, seja em dinheiro ou mudas, fazendo com que algo positivo volte ao meio ambiente”, esclareceu.
Um exemplo desta ação será o plantio de 500 mudas ao longo da avenida Rosário Congro. “Já estamos com a participação de moradores que se comprometeram a cuidar das mudas”, enfatizou.

ESCOLHA

Quem deseja ter uma sombra em frente de casa, estabelecimento comercial ou ainda no canteiro da rua e não sabe como fazer, pode procurar também a Secretaria Municipal do Meio Ambiento ou a Promotoria do Meio Ambiente.

DESCASO

Segundo informou Canela, por dia chegam à secretaria uma média de 5 a 6 pedidos de corte de árvores. O mais chocante é o motivo que leva as pessoas a fazerem o pedido. “Elas alegam que precisam efetuar o corte porque as árvores impedem a visão da fachada de prédios e casas. Nós esclarecemos ás dúvidas e indicamos algumas plantas ornamentais”.
O secretário explica que depois do prêmio recebido pela cidade na última terça-feira (19) a responsabilidade aumenta ainda mais. “Vamos seguir plantando árvores, quebraremos calçadas, paradigmas e resistências, com isso melhoraremos o paisagismo e consequentemente o clima. Esperamos o interesse da população para continuarmos a manutenção da área verde no município”, finalizou Canela.