Veículos de Comunicação

Polícia

PM declara guerra à violência e lança "Operação Saturação"

A previsão é que na próxima semana seja divulgado um balanço completo sobre a ação dos policiais militares

Para tentar combater os altos índices de violência registrados neste ano, o 2º Batalhão da Polícia Militar lançou, no começo desta semana, a “Operação Saturação”. De acordo com o major Wilson Monari, subcomandante da corporação, a iniciativa visa intensificar a “ação de presença” dos policiais militares nas ruas da Cidade. Com um pequeno reforço no efetivo, o objetivo da operação é colocar o maior número de policiais nas ruas para abordagem e checagem de pessoas suspeitas. “A meta é dar uma resposta à altura a população. Trata-se do trabalho preventivo da polícia, evitar que os crimes aconteçam e, quando necessário, o repressivo também”.
A princípio, cada viatura fica responsável por uma área. As duas equipes da Rondas Táticas do Interior (Rotai) frequentam todos os pontos para dar suporte às rádio patrulhas. No entanto, operações conjuntas também estão previstas.
“Todos em atitude suspeita serão abordados. Mas a operação dará maior ênfase a motociclistas e ciclistas, já que boa parte dos roubos registrados no Município é praticada por usuários destes dois meios de transporte”, indicou.
Em relação ao possível desconforto que a operação possa causar aos cidadãos “de bem”, Monari pede paciência e colaboração de todos, mas reforça: “O trabalhador tem que ficar contente com a ação da PM. A operação é para garantir a segurança da família dele. Quem deve se sentir irritado são os bandidos”, dispara.

RESULTADOS

O oficial explica que a operação já está trazendo resultados. “Em uma semana tivemos quatro armas apreendidas. Mais de cinco mandados de prisão foram cumpridos, diversos suspeitos detidos e duas tentativas de roubo evitadas, com a prisão dos bandidos”.
Monari cita duas prisões registradas na última quinta-feira (21). A primeira aconteceu por volta das 13h40, quando dois homens foram presos na rua Egídio Thomé, bairro Lapa. “Os dois assaltantes foram presos depois de tentarem assaltar dois estabelecimentos comerciais daquela região”, disse. Os assaltantes, encapuzados, foram presos ainda dentro do segundo alvo da ação criminal, uma padaria. Próximo a eles, os policiais militares apreenderam um revólver calibre 38. A segunda foi a apreensão de dois adolescentes com diversas passagens por roubo. Os garotos estavam armados com um canivete e em uma motocicleta.
A Operação Saturação não tem data para encerrar. A previsão é que na próxima semana o comando divulgue um balanço completo sobre a ação dos policiais militares.