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1,7 mil alunos de MS participam de Avaliação Internacional

A prova acontece em 20 municípios do Estado

Estudantes brasileiros participam na próxima semana – de 25 a 29 – do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). A prova é realizada em 65 países. No Brasil, será aplicada para 50 mil alunos, de 990 escolas públicas e privadas das áreas rural e urbana de 587 municípios, em todos os estados do País, além do Distrito Federal. Em Mato Grosso do Sul, participam da avaliação aproximadamente 1.750 alunos de 37 escolas. Destas, 26 são estaduais, seis municipais e cinco privadas. A prova acontece em 20 municípios do Estado.

O principal objetivo da aplicação do Pisa é fornecer aos países que integram a avaliação indicadores educacionais que possam ser comparados internacionalmente. Desta forma será possível subsidiar políticas de melhoria da educação e ainda analisar se os alunos adquiriram conhecimentos e habilidades essenciais para assumir plenamente seu papel de cidadão na sociedade.

A prova é um exame por amostra realizado a cada três anos. Os alunos participantes são sorteados entre todos os matriculados a partir do 8º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, nascidos no ano de 1993 – fase em que, na maioria dos países, os jovens concluem a escolaridade básica obrigatória. Na edição deste ano, os estudantes matriculados no 1º ano do ensino médio também serão avaliados, independente do ano de nascimento. Isso porque a avaliação também visa detectar até que ponto a distorção idade/série afeta no desempenho escolar.

A prova vai avaliar o desempenho dos alunos em Leitura, Ciências e Matemática. No último Pisa o Brasil obteve os seguintes resultados: 49 em Leitura, 54 em Matemática e 52 em Ciências.

Internacionalmente o programa é coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No Brasil a aplicação da prova é coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). No Estado tem a participação da Secretaria de Estado de Educação (SED).

Os resultados do Pisa fornecem três tipos de indicadores: indicadores básicos, que mostram conhecimentos, habilidades e competências adquiridos pelos alunos; indicadores contextuais que relacionam as habilidades dos estudantes com variáveis demográficas, econômicas, sociais e educacionais. Também são conhecidos indicadores de tendências que são medidos a partir de dados coletados ao longo da série histórica. O Brasil é o único país da América do Sul que participa desse processo avaliativo desde sua primeira edição, no ano 2000.

As provas começam a ser corrigidas a partir de junho pelo Inep. Os resultados finais obtidos nas avaliações em todos os países participantes devem ser divulgados em dezembro de 2010 pela OCDE. No Brasil, os resultados individuais de cada Estado também serão apresentados.