Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Aems discute sobre imigrantes digitais e legislação na web

A discussão aconteceu na abertura da VIII Semana de Comunicação Social

Ontem (25) aconteceu a abertura da VIII Semana de Comunicação Social das Faculdades Integradas de Três Lagoas – AEMS. Para abrir a Semana foi apresentado um vídeo explicativo sobre a história da Comunicação, totalmente produzido pela Produtora Aems.

Logo em seguida o evento contou com a palestra do professor e coordenador do curso de Comunicação Social Cézar Bechara. Ele tratou do tema: “Os imigrantes digitais”.

IMIGRANTES X NATIVOS

Durante a palestra foi esclarecido que os imigrantes digitais são todos aqueles que não usam bem a tecnologia, estes usam tecnologias anteriores para entenderem as novas. Os perfis desses imigrantes destacam-se por terem nascido no século passado, terem hábitos de compra que estão fora da rede, consumirem programação pronta e produzirem pouquíssimo conteúdo para a grande rede.

Segundo Bechara há também os “nativos digitais” que possuem uma faixa etária de 16 a 23 anos, pertencentes às classes D até a A e que ficam conectados de cinco a oito horas por dia na web.

Destacou ainda a preocupação dos meios de comunicação em produzirem conteúdos tanto para os imigrantes como para os nativos.

LEGISLAÇÃO NA WEB

O professor e coordenador do curso de Direito da Aems, Paulo César Ferreira, palestrou sobre a aplicabilidade das leis na Web. “O dever do Direito é disciplinar a relação entre pessoas, se a internet também trata de relação entre pessoas, também cabe ao direito disciplina-la”, afirmou Ferreira.

O professor disse que pela internet é possível contratar, brincar, namorar, fazer amigos, além de ser possível fraldar, falsificar e até matar. “Parte daí a necessidade da legislação agir na rede”, destacou.