Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Centro-Oeste está representado na CNM

A prefeita diz que assume o cargo com a certeza de que vai poder desenvolver um bom trabalho

A Prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB) é a nova representante do Centro Oeste na diretoria da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Ela tomou posse nesta quarta-feira (27), em solenidade realizada em Brasília. Ela vai integrar o Conselho de Representantes Regionais como titular da região Centro-Oeste. A chapa CNM Independente, liderada pelo atual presidente Paulo Ziulkoski, foi eleita com 98,03% de aprovação dos prefeitos. Também representando os municípios mato-grossenses, o prefeito de Jardim, Evandro Antonio Bazzo, vai compor o Conselho Fiscal da diretoria.

A prefeita diz que assume o cargo com a certeza de que vai poder desenvolver um bom trabalho. “Temos muitas bandeiras, mas a principal é aumentar a fatia dos municípios no bolo tributário, que hoje é de menos de 16% e também a negociação da dívida junto ao INSS, que muitos municípios amargam”, disse.

A renegociação foi anunciada pelo governo quando os prefeitos argumentaram que não teriam condições de pagar suas dívidas com o INSS, ao mesmo tempo em que recolhem as atuais contribuições sociais. A maioria das prefeituras que participaram de renegociações anteriores suspenderam seus pagamentos e, com isso, ficaram impedidas de receber financiamentos de bancos oficiais ou de se candidatar a verbas federais.

Se a MP for aprovada, o recebimento de recursos federais destinados a ações de assistência social, educação e saúde e repasses em caso de calamidade pública, terá a dispensa de apresentação de certidão negativa de débitos pelas prefeituras.No geral, as prefeituras terão prazos de três a seis meses para começar o pagamento após a renegociação.

“Como dizia meu pai: vivemos no município, somos o município, os problemas do município são os problemas de cada cidadão”, declarou a prefeita, que também tem em suas prioridades lutar por mais autonomia para os municípios. Segundo ela, fazer parte de uma instituição que se admira, pelo trabalho desempenhado e pela capacidade técnica de toda equipe é uma oportunidade de continuar aprendendo. A prefeita destacou ainda que vai lutar pela interiorização do Brasil, seguindo os preceitos de seu próprio pai, que foi inclusive presidente da antiga Sudeco.