Veículos de Comunicação

Oportunidade

Rotina e maratona de exercícios garantem sucesso no vestibular

No Estado, o vestibular da UFMS será realizado nos dias 28 e 29 de junho

Deus ajuda quem cedo madruga, água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Quem nunca ouviu esses ditados populares tão comuns na cultura brasileira? A realidade é que quem estuda e pega firme nos exercícios obtém o tão sonhado êxito nos vestibulares.  Pouco mais de um mês para a sequência do início dos vestibulares do meio do ano, a rotina intensa é apontada como fundamental para sucesso no vestibular.

Com a novidade nos processos seletivos, o que para muitos já era difícil, passa a ser um objetivo muito maior. O Ministério da Educação (MEC) informou que pelo menos 31 das 55 universidades federais vão aderir ao novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição total ou parcial ao vestibular. O número representa 56% da rede federal de ensino superior. Das 30 universidades que optaram pela adesão em 2009, um total de 18 delas vão utilizar o Enem como fase única, seja para um percentual reservado das vagas ou para o total de ingressos. Cinco instituições vão usar a nota como primeira fase. Vinte universidades ainda estão em processo de discussão sobre a mudança. A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) adotará o Enem como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.

FORÇA DE VONTADE

Para conquistar uma dessas vagas muitos alunos já vem se dedicando aos estudos. A grande quantidade de matérias exigidas pode dificultar a retenção de conteúdo por parte dos estudantes. Uma forma eficiente de fixar tudo o que foi aprendido, além de avaliar os pontos que necessitam de mais empenho, é a prática constante de exercícios.
 Especialistas comprovam a eficiência desse hábito. Com os exercícios, o vestibulando tem condições de colocar na prática todo o aprendizado recebido. Para adquirir conhecimento extra, vale ir além das tarefas propostas pela apostila e buscar questões com maior grau de dificuldade em livros ou edições anteriores de vestibulares, já que o conhecimento só é testado através dos Resolver exercícios referentes à matéria estudada ajuda no aprendizado. Ao deixar as questões de lado, no momento do vestibular o aluno pode sentir dificuldades e achar que não sabe o suficiente, pois o processo seletivo tem questões mais elaboradas em comparação à teoria apresentada em sala de aula.


Além de estudar os conteúdos passados, é preciso tempo livre para revisar matérias mais antigas e treiná-las com mais exercícios. As questões respondidas facilitam a preparação para os próximos processos seletivos.


Outra recomendação básica é que a rotina de estudos seja individual, para evitar distração. O grupo funciona quando há dúvidas e todos se unem para ajuda mútua, pois sempre tem alguém com mais facilidade no assunto para ajudar quem não consegue resolver os exercícios.


Depois de resolver vários exercícios ainda é necessário se manter informado, por isso é indispensável a leitura de jornais e revistas. Seguindo esses passos o retorno e o sucesso será garantido.


No Estado, o vestibular da UFMS será realizado nos dias 28 e 29 de junho.O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 20 de julho.