Veículos de Comunicação

Esportes

Logomarcas dos clubes serão padronizadas

O objetivo é modernizar e padronizar as logomarcas, sendo uma assinatura institucional e de representação dos clubes

A agência Tríade Comunicações irá reformular as logomarcas (brasões) da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul e dos 18 clubes que disputaram em 2009 o Campeonato Sul-Mato-Grossense da Série A.

O objetivo é modernizar e padronizar as logomarcas, sendo uma assinatura institucional e de representação dos clubes. Como toda assinatura, a logomarca precisa seguir um padrão visual que a torna reconhecida onde quer que ela seja estampada. O uso correto é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da entidade.

“O significado e o objetivo de uma logomarca, é levar à pessoa, uma lembrança de fácil interpretação e esteticamente agradável aos olhos. Logomarca é o fundamento, a marca, a identificação visual, a alma de uma empresa ou instituição. A partir da logomarca será desenvolvido a programação visual dos clubes do nosso estado, como o uniforme, a mascote, a bandeira, o site e qualquer outra peça promocional ou publicitária”, explica Ricardo Pereira, diretor da agência. “Queremos que a imprensa divulgue as marcas dos clubes e que novos produtos sejam criados para aproximarmos nossos times de seus torcedores”, finaliza.

Um bom exemplo seria a empresa Apple, especializada em tecnologia de informática, celulares entre outros aparelhos eletrônicos, ela é reconhecida por sua apetitosa "Maçã Mordida". Assim como outras como a Rede Globo e sua Bolinha de aço, a Coca-Cola e suas letras (fontes) rebuscadas, a Nike e seu traço, além de brasões conhecidos no futebol como do São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Flamengo e outros clubes capazes de serem rapidamente identificados apenas ao bater os olhos.

A agência pretende divulgar os novos logos em no máximo dez dias, esse tempo dependerá da aprovação dos dirigentes de cada clube. As novas marcas serão enviadas para os clubes e para os veículos de comunicação estadual e nacional, visando assim divulgar o futebol de nosso Estado. Cabe ressaltar que essas reformulações acontecerão sem ônus para os clubes.

É a Federação de Futebol trabalhando para o engrandecimento do esporte, não só a nível estadual, mas também projetando os clubes a nível nacional. Novas ações como essa poderão ser acompanhadas pelo site: www.futebolms.com.br


SAIBA MAIS
Logomarca: é a representação gráfica de uma empresa ou instituição, através de um símbolo ou de uma tipologia. Geralmente no momento da criação de uma logomarca é levado em consideração cores, design, fontes, formatos e o público a ser atingido, entre outros fatores técnicos que envolvem uma empresa ou instituição, fazendo com que seja reconhecida, não somente por seus produtos e serviços, mas, também pelo seu visual, sua marca.

É importante que a logomarca esteja comprometida com a identidade da empresa e que transmita ao cliente exatamente o que a empresa ou entidade é. Daí vem à importância de se ter uma logomarca desenvolvida por um profissional. Essa pode ser a diferença de uma simples logomarca para uma marca de sucesso.