Veículos de Comunicação

Oportunidade

XI Semana Nacional Antidrogas começa dia 19 de junho

O presidente do Cead ressalta que um dos eventos que serão realizados na semana nacional deste ano é o lançamento do Fórum Antidrogas

A XI Semana Nacional Antidrogas começa no dia 19 de junho e vai até o dia 26. Por isso, o Conselho Estadual Antidrogas (Cead) e o Conselho Municipal de Campo Grande (Comad), com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), organizam uma série de atividades programadas para a semana que visa estimular a consciência crítica da sociedade acerca do uso e tráfico de drogas. Além disso, promove discussões com os órgãos governamentais e dos segmentos sociais sobre a responsabilidade e necessidade de se firmar uma política preventiva sobre entorpecentes lícitos e ilícitos.

O presidente do Cead ressalta que um dos eventos que serão realizados na semana nacional deste ano é o lançamento do Fórum Antidrogas, com a participação dos municípios do interior. “Vamos atender cinco pólos na realização do fórum que vai promover a discussão de políticas antidrogas para o nosso Estado em 2010. Os fóruns acontecem durante todo o segundo semestre deste ano para orientar na elaboração das políticas públicas que serão discutidas num fórum central em Campo Grande no mês de novembro. Esses encontros darão origem a um documento oficial que será encaminhado para o Governo do Estado”, explica Harfouche. Os municípios pólo são: Amambai, Dourados, São Gabriel do Oeste, Bonito e Três Lagoas.

“Com estes fóruns nós estamos incentivando a participação dos municípios do interior no combate ao uso e tráfico de drogas e também a criação mais de conselhos municipais. Neste ano será criado o conselho em Porto Murtinho e reativado o de Amambai”, afirma o presidente do Cead, que ressalta a importância da participação de toda a comunidade nos eventos da Semana Nacional Antidrogas. “É importante que a população participe das discussões para ajudar no combate às drogas em Mato Grosso do Sul”, frisa.

Programação na Capital

A abertura oficial da XI Semana Nacional Antidrogas será no dia 19 de junho, às 19h30, na Câmara Municipal de Campo Grande. Na mesma ocasião será lançado o Fórum Estadual e Regionais sobre Drogas e serão entregues os certificados de “Valorização da Vida”. Além disso, acontece a conferência “Uso de drogas, subjetividade e Direitos Humanos: Implicações para Políticas Públicas de Saúde”, ministrada pelo psicólogo Murilo Battisti, mestre e doutorando pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

No dia 20, a partir das 15h, será organizada a Caminhada pela Vida. A concentração será na Praça Ari Coelho. De lá a população segue para a Praça do Rádio Clube, onde acontecem apresentações culturais a partir das 18h. De acordo com o presidente do Cead, a expectativa é aproximadamente 20 mil pessoas participem do evento.

O exército será um dos parceiros na atividade organizada para o dia 21 de junho – Orientando-se no Parque. “Estamos querendo que os estudantes participem desta atividade no Parque das Nações Indígenas, porque verificamos que os jovens precisam de um norte para auxiliar no combate às drogas e deixar de ser vítimas delas”, comenta Harfouche. O evento começa às 8h da manhã no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

Outros eventos acontecem durante a semana nacional, destaque para a incineração de drogas que será realizada no dia 25, no frigorífico Bertin, a partir das 8h da manhã. Os eventos vão até o dia 26 de junho.