Veículos de Comunicação

Oportunidade

A Moda do Piercing na língua

Se você ainda quer colocar um piercing na língua é necessário redobrar os cuidados com a higiene bucal

O Piercing é hoje bastante popular principalmente entre os que completam 18 anos e não precisam da autorização dos pais para colocar na língua a jóia de aço cirúrgico, ouro ou prata. É importante saber que o tempo de recuperação pode se estender por mais de um mês. Um período crítico, em que a língua pode inchar a ponto de dificultar até a respiração.
 
Mas este acessório da moda tem exposto os jovens a doenças porque a boca é rica em bactérias e há sempre a possibilidade de infecções, chegando inclusive a comprometer a saúde do coração ou ainda progredir para uma septicemia (infecção generalizada).
 
Os especialistas alertam também para as complicações menos graves como o comprometimento dos movimentos da língua e a perda parcial do paladar, além de deixar a pessoa mais vulnerável à gengivite e ao deslocamento da posição dos dentes.


Um estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos revela ainda que, dependendo da higienização dos instrumentos, da agulha e até do algodão utilizado, a colocação do piercing também pode transmitir hepatite tipo B ou C.
   
Mas se você ainda quer colocar um piercing na língua é necessário redobrar os cuidados com a higiene bucal, escovando os dentes sempre após as refeições. Para impedir o acúmulo de bactérias na boca os bochechos com bastante água devem ser feitos pelos menos 3 vezes ao dia. Soluções bactericidas também podem ser utilizadas, desde que prescritas por um dentista da sua confiança.