Veículos de Comunicação

Oportunidade

Petrobras planeja investir 100 bilhões de dólares no País até 2013

Essa concentração de investimentos no Brasil é necessária para evitar o que Barbassa chamou de "doença holandesa"

O diretor-financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, declarou, durante o seminário "O Brasil diante do Pré-Sal", no auditório Nereu Ramos, que até 2013 mais de um milhão de brasileiros estarão trabalhando em atividades ligadas direta ou indiretamente à estatal. Ele afirmou também que no mesmo período a empresa pretende investir no País 100,9 bilhões de dólares, mais de um bilhão por mês, o que corresponde a 64% do total de investimentos da Petrobras.

Essa concentração de investimentos no Brasil é necessária para evitar o que Barbassa chamou de "doença holandesa". "Com uma produção de 5 milhões de barris por dia, o Brasil exportaria pelo menos uns 3 milhões de barris. Isso faria com que a entrada de dinheiro aqui fosse muito grande, valorizando muito o Real, o que inviabilizaria as exportações da indústria brasileira. Com isso, ao invés de fazer bem, o petróleo pode acabar quebrando as indústrias de um país. Por isso é importante tomar cuidado e concentrar os investimentos se possível no próprio Brasil", explicou, referindo-se ao problema que ocorreu na Holanda.

O seminário "O Brasil diante do Pré-Sal" é promovido pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica em conjunto com a Comissão de Minas e Energia.