Veículos de Comunicação

Três Lagoas

BIOLOGIA: "Falta de professores é problema político"

A afirmação é da chefe do Departamento de Ciências Naturais do Campus local, Maria Angélica Maciel Martinho Ferreira

Para a chefe do Departamento de Ciências Naturais do Campus local, Maria Angélica Maciel Martinho Ferreira, todo esse problema de falta de contratações de professores para o departamento não passa de um problema político. “Nosso departamento foi o único que não apoiou a atual reitora [Célia Maria de Oliveira], basta acessar o site da universidade e ver todos os cursos contemplados com contratações de professores, os departamentos que apoiaram a candidatura dela receberam benefícios, o nosso que não apoiou ficou para trás”, declarou. “Além disso, os maiores prejudicados são os alunos”, conluiu.

Atualmente não há professores para as seguintes disciplinas: 1º ano – Matemática e Estatística, Biofísica, Química e Prática de Ensino I; 2º ano – Morfologia e Anatomia Vegetal, Bioquímica e Prática de Ensino II; 3º ano – Biologia e Taxonomia de Criptogramas, Estágio Supervisionado I e Prática de Ensino III; 4º ano – Taxonomia e Fenarógramas, Estágio Supervisionado II e Prática de Ensino IV.

Algumas dessas disciplinas (Biofísica, Química, Bioquímica e Práticas de Ensino I e II) estão sendo ministradas por professores com formação não relacionada às estas áreas de atuação.

As disciplinas que não estão sendo oferecidas estão sendo acumuladas e sobrecarregarão a grade. Segundo os alunos o mais agravante e urgente é a quantidade de disciplinas ainda não ministradas aos alunos do 4º e 3º ano, que podem impedi-los de finalizar este período ao serem retidos. “Consequentemente o 4º ano não se formará, caso essa deficiência não seja sanada urgentemente”, disse a chefe do departamento.