Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Sub-tenentes e sargentos tentam fundar associação em TL

Na manhã de ontem, o sub-tenente Valmir Menezes, presidente da ABSS em MS, esteve em Três Lagoas para apresentar a proposta

Sub-tenentes e sargentos, reformados e ativos, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estão tentando fundar a Associação Beneficente dos Sub-tenentes e Sargentos (ABSS) em Três lagoas. O primeiro passo para a criação da instituição, fundada em 1962, quando Mato Grosso do Sul ainda pertencia a Mato Grosso, foi dado na manhã de quarta-feira (10).

Na manhã de ontem, o sub-tenente Valmir Menezes, presidente da ABSS em MS, esteve em Três Lagoas para apresentar a proposta de criação de uma sede aos militares locais. A reunião aconteceu no 2º Batalhão da Polícia Militar e deveria contar com a presença de militares tanto reformados quanto ativos do 2º BPM e do 13º BPM, da cidade de Paranaíba.

Mas não foi bem o que aconteceu. Marcada para as 9h30, a sala de reuniões ainda estava quase que vazia. Menezes justificou a falta de participação: “A Associação é uma instituição muito importante no Brasil. No entanto, por conta de problemas ocorridos no passado, estamos tentando recuperar a credibilidade perdida”, disse.

O “problema” citado por Menezes se deve a um reajuste salarial dado aos membros da Associação e que não foi repassado aos praças que estavam fora da instituição. O impasse foi parar na justiça e desde 2004, 90% da receita da instituição é retida na fonte. O pagamento encerra em julho deste ano.

“Já passei por quatro auditórios, em todos, o número de participantes era pequeno. Mas espero que estes sejam multiplicadores da idéia”, disse.

Conforme o sargento reformado, Jurandir Queiroz, representante da instituição no Município, a Associação visa representar e atender a classe. “É por meio dela, que nós poderemos discutir reajuste salarial, equipamentos para as nossas polícias e também promover eventos sociais aos nossos membros. Trata-se de um canal de negociação e apoio social”, disse.

Hoje, em todo Estado há apenas 320 associados. Entre os municípios que contam com uma sede própria, está Campo Grande e Dourados. A intenção é montar uma em Três Lagoas também.