Veículos de Comunicação

Oportunidade

Brasil tem diminuição de 50% no número de casos de dengue

Nos primeiros meses desse ano, 332.083 pessoas contraíram dengue

O número de casos de dengue no Brasil teve diminuição de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior (de janeiro a 22 de maio) de acordo com boletim do Ministério da Saúde divulgado hoje (19). Nos primeiros meses desse ano, 332.083 pessoas contraíram dengue.

Também ocorreu diminuição no número de casos de febre hemorrágica de dengue (-73% em relação a 2008) e nos casos com complicações (diminuição de 91%).

“Embora tenha havido redução, o Brasil ainda mantém condições vulneráveis para a manutenção do mosquito no ambiente” afirmou Giovanini Coelho, coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde.

O estado que registrou maior redução foi o Rio de Janeiro (96,88%). Essa queda foi importante, segundo Giovanini, porque se trata de uma “área vulnerável”, devido a existência de condições ambientais favoráveis ao mosquito e ao grande número de turistas. O estado com menor taxa de incidência é o Rio Grande do Sul (com 1,8 casos a cada 100 mil pessoas).

O Acre registra a maior taxa de incidência de dengue (2.441 para cada 100 mil habitantes) e teve maior aumento (839%) em relação ao ano anterior. A Bahia registrou uma elevação de 216% e tem o maior número de casos neste ano (89.249). Houve aumento em outros cinco estados: Roraima, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Segundo Giovanini, há um conjunto de fatores que pode ter causado o número maior de casos nesses sete estados. Entre as causas possíveis estão as condições climáticas e ambientais e o abastecimento irregular de água, que leva a população a armazená-la de formas inadequadas.