Veículos de Comunicação

Oportunidade

Instituto Votarantim cria blog de democratização cultural

Objetivo é o debate do tema com interatividade, atualização contínua e estímulo a parcerias

O Instituto Votorantim vem reforçar o seu Programa de Democratização Cultural com o lançamento do blog Acesso – www.blogacesso.com.br. Ele surge como uma evolução do Boletim da Democratização Cultural, informativo online que já vinha discutindo as maneiras de garantir o acesso qualificado à cultura desde 2007. O blog tem como causa questionar e buscar as melhores condições para que todo cidadão brasileiro, especialmente os jovens, possam usufruir da rica e grandiosa produção cultural do País.

O blog Acesso é dividido em sete seções – Notícias, Artigos, Entrevistas, Agenda, Fórum, Links e Parceiros. Além de todas essas novidades, será disponibilizado o arquivo de conteúdo publicado no Boletim da Democratização Cultural desde 2007. Com isso, ele já nasce com um rico acervo de artigos, entrevistas e reportagens que contam com a participação de mais de 80 nomes de referência na área cultural.

Em Artigos e Entrevistas, o internauta encontra fontes renomadas da área cultural brasileira. O apresentador e idealizador de um dos blogs e twitters mais famosos do País, Marcelo Tas, é o primeiro entrevistado desta nova fase. A conversa tem como foco a relação entre democratização cultural e internet. Ele acredita que, com os avanços tecnológicos, “estamos caminhando para a era do acesso total”. Por outro lado, ressalta os problemas em áreas básicas, como a do ensino e dos transportes públicos. Tas ainda sugere à administração pública brasileira transformar prédios abandonados em grandes lan houses, denominadas por ele de “verdadeiros Poupatempos da educação e cultura”.

O blog permitirá discutir o tema da democratização cultural com mais interação e abertura. É o que explica Lárcio Benedetti, gerente de desenvolvimento sociocultural do Instituto Votorantim: “Como a intenção é tratar da democratização cultural, acreditamos que faz todo sentido democratizar o próprio debate, fazendo com que ele atinja um público mais amplo e tenha mão dupla na comunicação. Isso qualifica a discussão”. O blog é também mais atrativo aos jovens, colocando-os em interlocução com o público do antigo boletim, um grupo formado por cerca de 11 mil leitores, a maioria produtores e agentes culturais, artistas, acadêmicos, críticos e especialistas ligados à produção e difusão culturais.

Na seção Fórum, o internauta poderá propor temas para debater junto a outros usuários. A Agenda atualiza os interessados por seminários, editais, cursos, congressos e outras atividades. A seção Parceiros apresenta aqueles que, como o Acesso, contribuem para que a cultura seja valorizada, reconhecida e chegue com qualidade a todos os lugares possíveis. É o caso dos sites Overmundo e Catraca Livre, que dão seu apoio logo de início. O Overmundo é um site colaborativo voltado para a cultura brasileira e a cultura produzida pelos brasileiros em todo o mundo, especialmente as práticas, manifestações e a produção cultural que não têm a devida expressão nos meios de comunicação tradicionais. Já o Catraca Livre é um guia da cidade de São Paulo com uma agenda cultural do que há de melhor e de graça na capital paulista, bem como um espaço que olha os talentos, pessoas e invenções que criam novos caminhos para a metrópole.

Programa de Democratização Cultural Votorantim

O Grupo Votorantim escolheu, em 2006, a causa da democratização cultural para direcionar sua atuação. Por meio do Programa de Democratização Cultural Votorantim são apoiados projetos de todas as áreas culturais, desde que objetivem oferecer à população o contato com a cultura de forma qualificada e gratuita. O Instituto Votorantim é responsável pelo planejamento e coordenação do Programa de Democratização Cultural.

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim foi criado em 2002 com o objetivo de qualificar o investimento social do Grupo Votorantim. A decisão de criá-lo veio fortalecer sinergias entre as empresas, identificar e aproveitar oportunidades de gerar valor para a sociedade, promovendo esforços em torno de uma causa comum: a juventude. Atualmente, atua no campo da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), estimulando internamente princípios e boas práticas de sustentabilidade.

Os programas voltados para a juventude são definidos como “rotas”.  Criando rotas para o futuro, o Instituto sugere caminhos, oferecendo aos jovens oportunidades nos campos de Educação, Trabalho, Cultura e Esporte, bem como no fortalecimento de direitos, por intermédio do VIA e no incentivo aos jovens talentos que se destacam em seus diversos projetos, por meio do Programa Geração Atitude.