Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Garoto de 4 anos aguarda cirurgia há mais de um ano

Conforme a assistente social da Saúde, Alzira Marques de Moraes Freitas, após diversas tentativas a consulta da criança deverá ser marcada em julho

Há mais de um ano o filho do servidor público municipal Ailton Leite da Silva, 44 anos, aguarda a cirurgia do filho de quatro anos.

O garoto nasceu em janeiro de 2004, sem o canal da urina. Em entrevista ao Jornal do Povo, o pai explica sem conhecimentos técnicos a doença do filho. “Ele faz xixi por baixo”, conta o pai desconfortável com a situação.

O urologista Ary Queiroz Arão, explicou que a criança sofre de uma doença chamada hipospádia (má formação do pênis). “Esta doença é mais comum do que se imagina. No caso desta criança, trata-se de uma hipospádia média.

A uretra não desenvolveu até chegar na glande. Ailton contou ao Jornal do Povo que não consegue marcar a cirurgia para o filho, a última cirurgia aconteceu em março do ano passado, no Hospital Regional de Campo Grande, onde foi  reconstituído o pênis, mas faltou  o canal. Dos mais de 80 mil habitantes de Três Lagoas, 50 mil utilizam o SUS. Destes 80% dos casos são resolvidos no Município.

Trata-se de doenças mais decorrentes, mais simples. O restante precisa recorrer a centros de referência em grandes centros. A Secretaria Municipal de Saúde foi procurada para esclarecer sobre o assunto.

Conforme a assistente social da Saúde, Alzira Marques de Moraes Freitas, após diversas tentativas a consulta da criança deverá ser marcada em julho, com o mesmo médico que fez o último atendimento.